• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/02/2012
Últimas Notícias

Educação ganha destaque na 5ª Edição da Campus Party

Assuntos como games educacionais, internet segura e lan houses como espaços da educação foram discutidos na maior feira de tecnologia da América Latina Depois de sete dias de palestras, seminários […]

Assuntos como games educacionais, internet segura e lan houses como espaços da educação foram discutidos na maior feira de tecnologia da América Latina

Depois de sete dias de palestras, seminários e oficinas a 5ª edição da Campus Party chegou ao fim no último domingo (12). O destaque da maior feira de tecnologia da América Latina foi empreendedorismo, mas discussões em torno do tema educação estiveram presentes em quase todos os dias da feira.

Assuntos como games educacionais, internet segura e mobilidade digital foram tratados no evento. Além disso, nomes como Cristina Mori, diretora de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, e Sugata Mitra, professor da Universidade da Inglaterra, famoso por usar a tecnologia para vencer problemas educacionais e sociais, foram destaque na Campus.

No primeiro dia de discussões, uma das palestras levantou a questão da segurança na internet. Em um cenário no qual 37% das crianças entre 5 e 9 anos afirmam que aprenderam a usar a internet com seus professores, a necessidade de novas ações para atender e fortalecer essa relação esteve em debate.

Adriano Cansian, diretor de Tecnologia da Informação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado à Secretaria da Educação, falou sobre o projeto “Internet Segura – Bom pra Você”, uma iniciativa lançada no final do ano passado pela secretaria. “Em alguns casos, dependendo da classe social, o único ponto de acesso à internet da criança é na escola. Por isso, é fundamental que o professor seja um ponto de apoio para tirar suas duvidas dentro da escola”, afirma Cansian.

Outro tema que ganhou destaque foi o debate “Lan houses como espaços da educação”. De acordo com os especialistas, o que antes era visto como um lugar para que os jovens se reunissem para jogar, hoje é visto como um espaço de inclusão digital e educação.

A coordenadora do Acessa Escola, Maria Amélia Kuhlmann,  falou aos campuseiros sobre o sucesso do programa e de que forma ele colabora com a ideia de que os espaços de conexão são fundamentais para a educação. “Nós incentivamos professores e alunos a buscar as salas de informática para agregar conhecimento”, conta.

No 3º dia de Campus Party, o assunto que permeou a discussão no Palco Redes Sociais foi a importância da participação da família na vida escolar dos filhos. Os especialistas colocaram em cheque a importância da sociedade para que as mudanças aconteçam. “A educação é papel de todos, não só da escola”, declara Mila Gonçalves, gerente de educação da Fundação Telefônica Vivo. “A sociedade inteira tem que estar imbuída desta responsabilidade de educar e os pais também devem sugerir e participar das melhorias da escola”, comenta.

Leia também:

Você está seguro na internet? Tire suas dúvidas e aprenda a se proteger na rede

Pais: 10 dicas valiosas para manter seu filho seguro na internet