• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/06/2009
Últimas Notícias

Educação ganha Prêmio Mário Covas

Projeto de modernização da limpeza escolar vence edição 2009 A Secretaria de Estado da Educação está entre os vencedores da 5ª edição do Prêmio Mário Covas, concurso promovido pelo governo […]

Projeto de modernização da limpeza escolar vence edição 2009

A Secretaria de Estado da Educação está entre os vencedores da 5ª edição do Prêmio Mário Covas, concurso promovido pelo governo do Estado com o objetivo de promover aprimoramento da administração pública paulista. Com o tema “Modernização dos serviços de limpeza em ambiente escolar”, a Educação foi a grande vencedora na categoria Excelência em Gestão Pública.

O projeto que vem sendo implantado na rede estadual de ensino prevê a contratação de empresas especializadas no setor de limpeza para a realização dos serviços de maneira eficiente, ágil e econômica. Tudo que envolve o processo de limpeza das escolas_ compra de materiais, armazenamento e reposição, rotina de trabalho e pessoal para a execução dos serviços_ é feito por pessoas qualificadas e uniformizadas. O programa já beneficia 2.711 escolas da rede estadual, garantindo que os gestores escolares (diretores, supervisores e professores) se dediquem cada vez mais às questões didáticas e pedagógicas.

A base para o sucesso do projeto foi a elaboração de um caderno com as especificações técnicas dos serviços de limpeza, elaborado pela Secretaria Estadual de Gestão Pública. O material serve de parâmetro para que o mercado saiba quais são os critérios adotados pelo governo estadual durante as licitações para contratação destes serviços. Com este modelo, as empresas terceirizadas ficam sabendo exatamente como a limpeza de prédios escolares deve ser efetuada.

Além de referências de preços a serem pagos e a discriminação sobre produtos e formas de asseio, o caderno traz ainda a rotina a ser seguida, com detalhamento do que deve ser feito nas áreas internas e externas da escola.

“Não deve ser função de um diretor de escola se preocupar com compra de matérias de limpeza e sua prestação de contas, por exemplo. Existem pessoas capacitadas para esse tipo de serviço. O diretor deve ser um gestor presente, atento e exigente, para garantir que os serviços estejam sendo prestados de maneira adequada e que garantam um ambiente limpo e agradável para toda a comunidade escolar”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.