• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/08/2015
Pais e Alunos

Escola da Família celebra aniversário homenageando voluntários do programa

Evento no Dia Nacional do Voluntário contou ainda com premiação aos vencedores do Festival de Vídeos

Nesta sexta-feira (28), Dia Nacional do Voluntariado, a Educação organizou um evento em homenagem às pessoas que se dedicam a este trabalho nas escolas estaduais paulistas. Na ocasião, estavam presentes alunos vencedores do 1° Festival de Vídeos, muitos voluntários do Escola da Família, professores e diretores da rede.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O mais importante é homenagear o voluntário do Escola da Família, que contribui para uma rede de convivência. Temos quase 12 mil voluntários em todo o Estado”, comentou Ana Maria Stuginski, da coordenação do Escola da Família.

A data marcou ainda a comemoraração dos 12 anos do programa que abre as portas das escolas estaduais, aos finais de semana, para a comunidade e, também, dos 30 anos do Dia Nacional do Voluntariado. “Estamos há 12 integrando a escola com a comunidade. A escola que se integra com a comunidade ganha em qualidade, em desempenho escolar, todos saem ganhando”, completa Ana.

Vídeos ganhadores

Os vencedores do 1º Festival de Vídeos de Boas Práticas do programa Escola da Família foram premiados durante o evento desta sexta-feira (28). Para participar da disputa, os jovens deveriam enviar vídeos, em forma de documentário, que mostrassem os trabalhos realizados nas escolas aos fins de semana. O material deveria apresentar o envolvimento da unidade escolar, além de obedecer regras como roteiro, criatividade, originalidade, entre outros requisitos.

O primeiro lugar foi para a ação criada por Danilo Cristiano Ramos Prado, da E.E. Colônia dos Pescadores, de Caraguatatuba. O vídeo sobre o “Anime Party”, um encontro de games, mangás, cosplays e outras artes ligadas à cultura japonesa conquistou os jurados. Já no primeiro fim de semana, o projeto reuniu mais de 400 crianças e adolescentes.

“Foi muito emocionante, porque a gente não achava que ia ganhar. A disputa estava bem difícil, os outros projetos estavam muito bons. Estamos realizando o projeto há dois anos no Escola da Família e temos média de público de 150 a 200 pessoas por domingo”, comenta Danilo Cristiano Ramos Prado, ganhador do 1º lugar.

O trabalho de Marcos Roberto, na E.E. Antônio Zanaga, de Americana, ficou com a segundo colocação da competição. O projeto transformou a quadra em uma pista improvisada de skate com rampas.

Em terceiro lugar, foi premiado o projeto de teatro de bonecos e fantoches, organizado pela dupla David Luiz e Luiz Fernando Amaral na E.E. Profª Maria Pia Silva Castro, de Franca. Juntos eles apresentam ao público da Escola da Família o mundo da contação de histórias para crianças.

Com direito a apresentação ao vivo para animar o público, o vídeo sobre a capoeira de Carlos Augusto Barbosa, o professor Guto, da E.E. Jardim Maria Luiza, em Cajamar, conquistou o quarto lugar. “A capoeira é importante porque é esporte de socialização, integração. Com nosso trabalho, temos a certeza que entramos “dentro da casa” do aluno, conseguimos alcançar os familiares”, revela o educador emocionado Carlos Augusto Barbosa Franca.

E, em quinto lugar, foi premiado o trabalho do maestro Adão, na E.E. Oracina Corrêa de Moraes Rodine, de Marília. Com apoio de alunos e pais, ele fundou a “Associação Filarmônica Terra Brasil”.

Premiação

De acordo com os critérios de julgamento, foram eleitors Campeões Estaduais os projetos classificados em 1º, 2º e 3º lugar. Os vídeos que ficaram em 4º e 5º lugar receberam homenagem de honra ao mérito, além de ter o trabalho divulgado.

Conheça os vídeos vencedores aqui.