quarta-feira, 19/02/2014
Imprensa

Educação implanta em 56 escolas projeto-piloto para ensinar inglês a partir dos 6 anos

Parceria entre Secretaria e a Holanda possibilita ensino inédito do idioma do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; 14 mil alunos são atendidos A Secretaria da Educação do Estado […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo expandiu o número de escolas que passam a oferecer aulas de inglês para alunos a partir dos 6 anos de idade. Neste ano letivo, o projeto-piloto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Cultura da Holanda, está implantando em 56 unidades, sendo 11 delas da capital e as demais em 45 municípios da região metropolitana e do interior do Estado. Ao todo, são atendidos 14 mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O método de ensino adotado pela Secretaria é o Early Bird. Trata-se de uma metodologia diferente, desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdã (RUA), e que tem como foco o trabalho da oralidade sem comprometer a alfabetização. A parceria com Holanda foi firmada exatamente por esse ser um país referência no ensino do segundo idioma para alunos a partir de 6 anos. No final de 2013, o projeto começou em 10 escolas e agora acaba de ser expandido.

A inovação está articulada ao programa Ler e Escrever e já foi inserida na grade curricular das escolas. Nessas unidades, os alunos têm aulas duas vezes por semana, sempre com atividades lúdicas, como músicas e jogos. Para os professores de inglês que atuarão no programa, a Secretaria ofereceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Professor (Efap) um curso especializado na metodologia com duração de uma semana.

“Ampliar a oferta de aulas de idiomas faz parte da política prioritária da Secretaria, exemplificada pelos cursos online de inglês e espanhol oferecidos a alunos e servidores e também pelos 224 Centros de Estudos de Línguas que oferecem aulas de até sete idiomas aos estudantes da rede”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Inglês online

A Secretaria da Educação do Estado oferece também um curso de inglês online gratuito para todos os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, das três séries do Ensino Médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A plataforma criada para a Escola Virtual de Programas Educacionais, a Evesp, conta com aulas interativas que reproduzem situações do cotidiano. O curso a distância pode ser acessado de qualquer computador e tem duração de um semestre, dividido em oito módulos de 10 horas cada.