• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/07/2019
Avisos de Pautas

Educação implanta plataforma de gamificação para ensino da matemática

Metodologia que usa jogos e atividades lúdicas será aplicada em 207 unidades e impactará mais de 100 mil alunos da rede pública

A Secretaria de Educação irá implantar uma plataforma de jogos educacionais de matemática no currículo escolar de 207 unidades de São Paulo a partir deste ano. A plataforma será aplicada da educação infantil até o sexto ano e trará jogos interativos, dinâmicas e outras atividades que estimulem a aprendizagem do tema por estudantes e professores.

“Esse convênio une duas de nossas prioridades, que é aprimorar a aprendizagem de matemática e agregar novas tecnologias dentro do ensino. Agregar jogos e gamificação no ensino é um exercício contínuo de nossos professores”, pondera o secretário da educação Rossieli Soares.

A plataforma será implementada pela Matific, startup israelense especializada em sistemas educacionais de matemática. O convênio com a Educação é resultado do Pitch Gov.SP, programa de inovação que conecta o estado paulista e empresas de tecnologia com objetivo de melhorar os serviços públicos.

“A Matific usa a tecnologia para acelerar e enriquecer esses processos de aprendizagem, à medida em que administra interações e oferece a possibilidade de o aluno colocar a mão na massa, manipulando objetos dentro de ambientes simulados”, comenta o CEO da Matific Brasil, Dennis Szyller.

A tecnologia de gamificação que as escolas receberão atende todos os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permite que professores e escolas aprendam a usar base comum em sala de aula. A BNCC é uma exigência prevista pelo Ministério da Educação (MEC), para que as escolas sigam um currículo único e estabeleçam os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as instituições de ensino no Brasil.

“O sistema de gamificação promove uma aprendizagem mais profunda e estimula competências socioemocionais como curiosidade, exploração, raciocínio lógico e aprendizagem pela descoberta, tudo em um ambiente lúdico e interativo. Também fornece aos professores dados de desempenho de seus alunos em tempo real, o que permite a personalização das atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, acrescenta Dennis.

Atualmente a plataforma da Matific é utilizada por cerca de 500 mil alunos no Brasil, de mais de mil colégios públicos e privados no Brasil. No mundo, o sistema de jogos matemáticos já é adotado em 45 países, com milhões de alunos nos cinco continentes e diversos prêmios internacionais.