• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 23/08/2013
Releases

Educação inaugura 22º Centro de Educação de Jovens e Adultos com carga horária flexível

   Jaú recebe unidade do CEEJA destinada a estudantes com mais de 18 anos interessados em concluir Ensino Fundamental e Médio          A Secretaria da Educação do Estado de São […]

   Jaú recebe unidade do CEEJA destinada a estudantes com mais de 18 anos interessados em concluir Ensino Fundamental e Médio

         A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de implantar um novo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), que funciona com modelo especial de carga horária flexível. A cidade de Jaú foi a beneficiada e, no total, já são 22 unidades em funcionamento. O modelo é destinado a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula ou por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos (veja a lista de CEEJAs abaixo).

        O CEEJA integra o plano da Secretaria de promover o acesso ao ensino para estudantes de todas as idades. Cada um dos 22 Centros possui uma estrutura didático-pedagógica diferenciada. No ato da matrícula, o participante recebe o material de ensino, com todo o conteúdo, e é orientado a criar o próprio plano de estudos.  Sempre que sentir necessidade, ele pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com os professores que ficam à disposição na unidade. Quando se sentir preparado, o aluno marca as provas de cada disciplina, na data em que for melhor para ele.

        Após ser avaliado em todas as matérias elencadas no currículo de cada ciclo, o estudante consegue o certificado de conclusão do ensino. “O CEEJA é mais uma oportunidade que oferecemos à população jovem e adulta que, devido aos compromissos de trabalho e da família, não poderia frequentar a escola nos horários convencionais”, afirma Mertila Larcher de Moraes, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação.

        “O aluno tem a chance de concluir o curso em um ritmo próprio, com todo acompanhamento, monitoramento e avaliação exigidos. O tempo para o aprendizado vai sempre levar em conta a disponibilidade individual que cada estudante tem para se dedicar aos estudos”, completa a diretora.

Além do CEEJA, a Secretaria também oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) presenciais nas escolas estaduais de todo o Estado. Levantamento feito pela Pasta aponta que, por dia, as unidades de ensino recebem em média 83 novos alunos com mais de 40 anos.  O balanço foi feito com os 214,3 mil matriculados na EJA em 2012, sendo 30,6 mil deles nessa faixa etária. 

SERVIÇO: Para se inscrever no CEEJA ou na EJA, os candidatos podem comparecer a qualquer escola estadual com RG ou certidão de nascimento e realizar o cadastro. Após a matrícula, o estudante poderá ser encaminhado para uma unidade próxima que ofereça as modalidades. Para o CEEJA é preciso ter mais do que 18 anos e para EJA a idade mínima é 16. Mais informações no telefone 0800-7700012, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ou pelo e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br.

Veja os locais de São Paulo que já contam com CEEJAs

Americana

CEEJA Profª. Alda Marangoni França

Bauru

CEEJA Presidente Tancredo Neves

Bebedouro

CEEJA Prof. Hernani Nobre

Botucatu

CEEJA de Botucatu

Campinas

CEEJA Profª. Jeanette Andrade Godoy Aguila Martins

Campinas

CEEJA Paulo Decourt

Marília

CEEJA Profa. Sebastiana Ulian Pessini

Mauá

CEEJA Prof. Valberto Fusari

Miracatu

CEEJA de Miracatu

Piracicaba

CEEJA Prof. Antonio José Falcone

Praia Grande

CEEJA Max Dadá Gallizzi

Presidente Prudente

CEEJA de Presidente Prudente

Registro

CEEJA Ricardo José Poci Mendes

Ribeirão Preto

CEEJA Profª. Cecilia Dultra Caram

São Paulo

CEEJA Dona Clara Mantelli

Santos

CEEJA Prof. Archimedes José Bava

Santos

CEEJA Profª. Maria Aparecida Pasqualeto Figueiredo

São José dos Campos

CEEJA de São José dos Campos

 

Sorocaba

CEEJA Prof. Norberto Soares Ramos

Taubaté

CEEJA Monsenhor Cícero de Alvarenga

Votorantim

CEEJA de Votorantim