• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/03/2014
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Educação inaugura oito novos centros de ensino para Jovens e Adultos com horário flexível

Pesquisa mostra que unidades trazem de volta alunos com ‘tripla jornada’: emprego, filhos e estudos Para ampliar ainda mais as oportunidades de acesso à sala de aula, a Secretaria da […]

Pesquisa mostra que unidades trazem de volta alunos com ‘tripla jornada’: emprego, filhos e estudos

Para ampliar ainda mais as oportunidades de acesso à sala de aula, a Secretaria da Educação de São Paulo acaba de inaugurar mais oito unidades do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). São agora, no total, 31 em funcionamento. O modelo é voltado aos estudantes maiores de 18 anos que querem voltar a estudar ou por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.

As novas unidades estão instaladas em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, no Vale do Paraíba e nas regiões de Araçatuba, Barretos, Bauru e Sorocaba.

Levantamento feito com 70 mil alunos matriculados nos CEEJAs identificou que essas unidades com carga horária de aulas flexível favorecem o retorno das mulheres às salas de aula. Do total pesquisado, seis em cada dez (60%) são do sexo feminino. A pesquisa mostra ainda que a maioria dos participantes – homens e mulheres – tem tripla jornada (trabalho, filhos e estudo), já que além de estudar 43% estão com emprego formal (19% informal) e 44% têm de um a dois filhos.

No ato da matrícula, o aluno recebe o material de ensino e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode recorrer ao CEEJA para tirar dúvidas presenciais com professores que ficam à disposição na unidade e ainda tem a possibilidade de marcar as provas de cada disciplina, conforme data em que for melhor para ele.

“Os centros auxiliam os que estão em busca de realização pessoal e também profissional. Para as mulheres representa a garantia da igualdade social e no mercado de trabalho. Muitas afirmam que a maternidade foi um dos incentivos para a volta aos estudos, para ajudar no processo educativo das crianças e ao mesmo tempo ter novas oportunidades na carreira”, afirma a diretora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria, Merthila Larcher de Moraes.

Outros dados do levantamento mostram que 34% estavam afastados das escolas havia 11 anos antes da matrícula nos CEEJAs e 13% pararam de estudar por causa dos filhos. Já as novas oportunidades que surgem com os estudos foi o motivo do retorno para 27% dos entrevistados.

Balanço da Secretaria mostra que, em média, nove jovens e adultos por hora conquistaram diplomas no Ensino Fundamental e Médio após voltarem a estudar na rede estadual paulista de SP. Os dados são de 2013 e referentes aos formados tanto nos CEEJAs quanto nas salas regulares de Jovens e Adultos (81,3 mil formados no ano passado).

Os CEEJAs estão com matrículas abertas. Os interessados podem procurar o centro mais próximo e efetuar o cadastro.

Cidade

Unidade

Americana

CEEJA Professora Alda Marangoni França

Avaré

CEEJA Avaré (novo)

Barretos

CEEJA de Barretos (novo)

Bauru

CEEJA Presidente Tancredo Neves

Bebedouro

CEEJA Professor Hernani Nobre

Botucatu

CEEJA de Botucatu

Campinas

CEEJA Professora Jeanette Andrade Godoy Aguila Martins

Campinas

CEEJA Paulo Decourt

Caraguatatuba

CEEJA de Caraguatatuba (novo)

Guarujá

CEEJA de Guarujá

Jaú

CEEJA de Jaú

Lins

CEEJA de Lins (novo)

Marília

CEEJA Professora Sebastiana Ulian Pessini

Miracatu

CEEJA de Miracatu

Mogi das Cruzes

CEEJA de Mogi das Cruzes (novo)

Penápolis

CEEJA Penápolis (novo)

Piracicaba

CEEJA Professor Antonio José Falcone

Piraju

CEEJA de Piraju (novo)

Poá

CEEJA de Poá (novo)

Praia Grande

CEEJA Max Dadá Gallizzi

Presidente Prudente

CEEJA de Presidente Prudente

Registro

CEEJA Ricardo José Poci Mendes

Ribeirão Pires

CEEJA Professor Valberto Fusari

Ribeirão Preto

CEEJA Professora Cecilia Dultra Caram

São Paulo

CEEJA Dona Clara Mantelli

Santos

CEEJA Professor Archimedes José Bava

Santos

CEEJA Professora Maria Aparecida Pasqualeto Figueiredo

São José dos Campos

CEEJA de São José dos Campos

 

Sorocaba

CEEJA Prof. Norberto Soares Ramos

Taubaté

CEEJA Monsenhor Cícero de Alvarenga

Votorantim

CEEJA de Votorantim