terça-feira, 06/08/2013
Imprensa

Educação inaugura primeira unidade do Programa Creche-Escola no interior de São Paulo

Lençóis Paulista recebeu o novo prédio com capacidade para 150 crianças e no Estado são 639 prefeituras que já aderiram ao programa  do Estado         O governador Geraldo Alckmin, o […]

O governador Geraldo Alckmin, o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald, e o secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, inauguraram nesta sexta-feira, dia 2, a primeira unidade do Programa Creche-Escola no interior de São Paulo. Lençóis Paulista foi a cidade beneficiada e o novo prédio tem capacidade para atender 150 crianças.

No Estado todo, a Educação já prevê o repasse de R$ 928 milhões para ampliar a oferta do ensino infantil para crianças de 0 a 6 anos em 639 municípios que firmaram parcerias, sendo que 229 já estão na fase dos convênios. A meta é chegar a R$1 bilhão de investimento até 2014. Atualmente, são 93 creches em execução, distribuídas em 88 municípios, e outras 74 unidades em licitação.

Pelo Programa Creche-Escola, o Estado fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. O objetivo é ampliar o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

A Secretaria criou uma página no Portal da Educação com o mapa geolocalizado de todas as unidades do Creche-escola que estão em construção em São Paulo. No endereço http://www.educacao.sp.gov.br/creche-escola/ é possível acompanhar o avanço das obras, constantemente atualizado.

Na unidade de Lençóis Paulista, o investimento da Secretaria foi de R$ 1,5 milhão, utilizados para obras e compra do mobiliário. A creche tem 800 metros quadrados de área construída, possui sete salas e dois berçários.

“A Creche-Escola em Lençóis Paulista é mais uma realização importante do Programa que reúne esforços do Estado e de todos municípios participantes. É por meio desta parceria que vamos viabilizar mais construções de unidades de ensino infantil nas cidades e aprimorar a educação das crianças “, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

No início da semana, o governo de São Paulo autorizou a celebração de convênios com 315 prefeituras do interior de São Paulo para a construção de 439 unidades de ensino infantil, com capacidade de atender 57 mil crianças.