sexta-feira, 24/01/2014
Creche Escola

Educação inaugura unidade do Creche Escola em Queluz, na região do Vale do Paraíba

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, inauguraram nesta sexta-feira, dia 24, mais uma unidade do programa Creche Escola no interior paulista. O município beneficiado é Queluz, localizado na região do Vale do Paraíba, e o novo prédio tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 6 anos.

Pelo programa Creche Escola, o Estado fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. O objetivo é ampliar o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em Queluz, o investimento da Secretaria foi de R$ 1,7 milhão. A unidade tem mais de 800 metros quadrados e conta com sete salas e dois berçários. Há ainda espaço equipado com computadores para iniciar os ensinamentos da linguagem digital para as crianças.

Desde o início do programa Creche Escola, em 2011, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 700 milhões no aprimoramento da Educação Infantil, com o objetivo de totalizar o investimento em R$ 1 bilhão até o final do ano.

“O Programa Creche Escola faz com que a união de esforços beneficie as crianças e toda a população do município. A parceria garante às prefeituras a possibilidade de ampliar a oferta de vagas para o ensino infantil, por meio de um subsídio do Estado fundamental para apoiar o desenvolvimento das cidades e para levar educação de mais qualidade para o interior paulista”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Ensino Integral no Vale do Paraíba

Além do ensino infantil, a Secretaria da Educação também investe para ampliar os programas que aumentam a permanência dos alunos do Ensino Fundamental e Médio nas escolas estaduais. Neste ano letivo de 2014, a região do Vale do Paraíba vai contar com 24 unidades com o novo modelo de tempo integral, mais do que o dobro das 11 instituições existentes em 2013. A capacidade destas escolas é para 7 mil estudantes.

Na modalidade, a jornada média é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. No estado todo, são 181 escolas com o novo modelo. Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos apresentou crescimento de 81% em leitura e 71% em matemática. A estrutura tem laboratórios e salas de informática e leitura. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com eletivas, definidas em cada escola.