A Inclusão no Cenário Escolar foi o tema do Encontro Estadual realizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo nesta segunda-feira dia 21 de outubro, no Espaço APAS.
O objetivo da Secretaria com o Encontro foi apresentar sua experiência em Educação Inclusiva e promover o intercâmbio de informações entre profissionais dos níveis regionais de ensino da rede estadual paulista, de Universidades, Conselhos de Educação, Ministério Público e outras instituições afins.
Para a Secretária da Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), Profª Marilene Ribeiro dos Santos, criou-se um mito de que o portador de necessidades especiais precisa de uma super escola. ” É necessário desconstruir essa visão e construir uma educação para todos. Por isso, debates como esse são muito importantes para a sociedade entender o que é inclusão”, afirmou Marilene.
Durante o Encontro, especialistas da área também discutiram: Os Desafios da Inclusão; O Contexto Pedagógico; A Legislação e a Inclusão Escolar na Rede de Ensino Estadual.
O Secretário de Estado da Educação, Profº Gabriel Chalita, acredita que o Encontro possa subsidiar a elaboração de projetos pedagógicos na perspectiva da Escola Inclusiva, reconhecendo o valor das diferenças e da convivência na diversidade.
“A criança deve ser incluída e não segregada, não importando o comprometimento dela. Eu costumo dizer que todos somos portadores de uma necessidade especial: o afeto. O jovem que sai da Febem precisa ser acolhido na sala de aula, o portador de necessidade especial também. A educação deveria estar acima de qualquer bandeira partidária e é o investimento humano que vai fazer a preparação dessa escola para todos “, concluiu o Secretário.
Encontro também contou com a presença de outras autoridades do Estado; além de representantes do UNICEF , da UNESCO e da FEBEM.