• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/12/2003
Últimas Notícias

Educação indígena é debatida via TV interativa

Na última quarta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Povos Indígenas,  a coordenadora do Núcleo de Educação Indígena (NEI) da Secretaria da Educação, professora Deusdith Veloso, participou de debate sobre a […]

Na última quarta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Povos Indígenas,  a coordenadora do Núcleo de Educação Indígena (NEI) da Secretaria da Educação, professora Deusdith Veloso, participou de debate sobre a situação dos índios no País. O debate foi realizado pelo programa Universidade Aberta, transmitido pela AllTV (TV interativa veiculada pela internet) e pelo canal 12 da TVA, e teve duração de uma hora – das 20 às 21 horas.

O programa, que contou com participação de lideranças indígenas e de representantes de organizações não governamentais, discutiu a atual situação do índio no País desde o seu papel na preservação do meio-ambiente até os efeitos da globalização.

Durante o encontro, a professora Deusdith ressaltou o trabalho que a Secretaria vem realizando na área de educação para as crianças indígenas, como a formatura da primeira turma de professores indígenas: “As crianças indígenas têm o direito de preservar sua cultura e língua e ao mesmo tempo terem acesso à educação do povo branco. Por isso, a importância de termos professores indígenas atuando com esses alunos”.

Ana Lucia Venerando