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quarta-feira, 27/03/2013
Educação Indígena

Começa esta semana primeira fase de conferência estadual sobre Educação Indígena

Objetivo do encontro é avaliar modalidade e sugerir mudanças visando o aperfeiçoamento do ensino

Com o objetivo de analisar as condições da Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo e propor diretrizes para avanços nas políticas públicas , começa essa semana a primeira fase da II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena. Todas as escolas indígenas do Estado, em conjunto com a comunidade, que inclui equipe escolar, pais, alunos, lideranças e pajés devem participar.

A iniciativa ocorrerá em três etapas. Na primeira, que acontece esta semana, todas as 11 Diretorias de Ensino do Estado que possuem escolas indígenas, se reunirão localmente para levantar desafios e obstáculos encontrados.

No segundo momento, as 11 diretorias de ensino se dividirão em quatro polos para articular propostas a serem apresentadas na 3ª fase. O encontro acontecerá entre os dias 13 a 24 de maio.

Na última etapa, realizada entre os dias 11 e 14 de junho, todas as Diretorias de Ensino participam do evento. O produto final da Conferência Estadual é uma carta com metas e propostas para a Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo.

Conferência Estadual               

Diante da necessidade de refletir sobre os caminhos do desenvolvimento da política de educação indígena, o regimento interno do Núcleo de Educação Indígena prevê a realização de uma Conferência Estadual a cada dois anos. O espaço de diálogo entre instituição e povos indígenas é fundamental para fortalecer e inovar as diretrizes das ações.