segunda-feira, 06/05/2013
Ler e Escrever

Educação investe em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Mais de 670 mil alunos já foram beneficiados com a iniciativa

No Dia Nacional da Matemática (6) é sempre bom saber quais são os investimentos da Educação na disciplina. Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, já estão se beneficiando com ações do programa Ler e Escrever em Matemática. Até agora, cerca de 670 mil estudantes de mais de 1700 escolas da rede estadual foram alcançados por meio de aproximadamente 25 mil professores. 

A iniciativa, que teve início em 2012, faz parte do projeto “Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental — EMAI”. O objetivo é articular o processo de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação dos professores, o processo de aprendizagem dos alunos em Matemática e a avaliação dessas aprendizagens.

O projeto reúne professores da rede estadual que discutem o planejamento de trajetórias de aprendizagem a serem realizadas em sala de aula. O material usado por alunos e professores é fruto de discussões realizadas nesses encontros.

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“Estamos revendo e renovando o currículo. A ideia é trabalhar de acordo com o conhecimento de mundo que a criança tem, usando informações do seu universo”, afirma a coordenadora do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Sônia Jorge.

Atualmente, o primeiro volume do material, que será distribuído em breve nas escolas da rede estadual, está em fase de editoração. Já a segunda parte do conteúdo está em fase de construção.