quinta-feira, 06/03/2014
Pais e Alunos

Educação investe em transporte escolar e entrega mais de 300 novos ônibus

Desde fim de 2013, investimento garantiu novos veículos para prefeituras de diversas regiões

A Secretaria da Educação já entregou, desde o fim de 2013, mais de 300 ônibus escolares no interior do Estado de São Paulo. O investimento de R$ 47,5 milhões disponibilizou novos veículos para prefeituras de regiões como Vale do Paraíba, Araçatuba, Bauru, Sorocaba e Borborema.

Ao todo, são três modelos diferentes de ônibus escolares para atender às necessidades de cada município no transporte de alunos. Todos os veículos são adaptados especialmente para oferecer conforto e segurança aos estudantes, incluindo alunos com deficiência.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As entregas são feitas por meio de convênios assinados com as prefeituras. “As parcerias com os municípios reafirmam nosso compromisso de levar educação de ainda mais qualidade ao interior paulista. Os veículos são de extrema importância para a rotina escolar e têm capacidade de transportar os alunos com conforto e segurança”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A oferta dos ônibus está integrada às ações para fortalecer o ensino em todo o Estado. Um destes programas é o novo modelo de escola de tempo integral. Esta modalidade de ensino, que está em expansão, oferece em média jornada de nove horas, oferta de disciplinas eletivas, laboratórios e professores com dedicação exclusiva e gratificação salarial de 75% sobre o salário-base. O número de instituições que operam com este modelo quase triplicou de 2013 para 2014, passando de 69 para 182 escolas.

Novas escolas de tempo integral

A meta do Governo é chegar em 2015 com 300 escolas trabalhando com o sistema de tempo integral. Para isso, as 91 Diretorias de Ensino do Estado já começaram a cadastrar as unidades escolares que desejam participar. A inscrição deve ser feita por meio do GDAE, sistema online para organização da rede estadual de ensino.