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terça-feira, 20/08/2019
Boas Práticas

Educação lança concurso de música “Vozes pela Igualdade de Gênero”

Iniciativa chega a 4º edição e é aberta a estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais

A Secretaria da Educação lançou nesta segunda-feira (19), em parceria com o Ministério Público de São Paulo, o concurso de música “Vozes pela Igualdade de Gênero”. Essa é quarta edição do torneio, que tem como objetivo estimular o debate sobre a violência e respeito à diversidade de gêneros entre os jovens e adolescentes.

Para participar, é preciso compor a letra de uma música, individualmente ou em grupos de até cinco pessoas. As letras precisam ser inéditas, em qualquer estilo musical, e composta em língua portuguesa. Podem participar alunos e alunas das escolas estaduais matriculados no Ensino Médio ou nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O tema nesse ano é “A cor da minha pele dá poder à minha voz!”. “O tema da música ajuda a pensarmos a letra e o ritmo. Quando eu pesquisei para poder escrever e foi muito interessante, por que eu aprendi e cresci muito escrevendo essa música”, disse Elian Flores, vencedor da 2ª edição do concurso em 2017.

As dez composições finalistas, na fase estadual, receberão certificados de finalistas, e a música vencedora terá gravação em estúdio profissional. “A cada ano que passa, o concurso está cada vez maior. Na última edição foram impactadas mais de 270 mil pessoas. Para essa edição queremos ampliar e atingir cada vez mais vozes”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha, presente no lançamento de inauguração.

O concurso terá mais de 40 promotores, que são pessoas, ligadas ou não à escola, que irão espalhar as músicas e ajudar os estudantes na composição musical. “Informação muda histórias e  muda vidas. Uma das muitas formas de nos comunicar é a música, por isso nosso papel será de democratizá-la para toda a rede”, relata promotora Valérias Diaz Fernandes.

Participação da escola

Para participar, cada escola deverá formar uma comissão multidisciplinar que será responsável pela avaliação e seleção de até cinco músicas inscritas. A escola deverá organizar uma votação para escolher a melhor canção, que será encaminhada à Diretoria de Ensino correspondente.

Na segunda fase, haverá a escolha da Diretoria de Ensino, que faz a avaliação e seleção das músicas recebidas das escolas. Na última etapa, ocorrerá a escolha das dez melhores composições musicais feitas pela comissão julgadora formada por representantes do Ministério Público, da Secretaria da Educação e da área musical.