segunda-feira, 23/09/2013
Evesp

Educação lança jogo virtual para ensinar alunos da rede estadual a prevenir acidentes domésticos

Em parceria com a Defesa Civil, novo curso gratuito na internet oferece 30 mil vagas para estudantes das escolas estaduais de todo o Estado A Secretaria da Educação do Estado, […]

A Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar, acaba de lançar um jogo virtual que ensina os estudantes da rede estadual a prevenir acidentes domésticos. Com plataforma lúdica e interativa, o curso é gratuito e será disponibilizado na internet, acessível de qualquer computador.

No total, são 30 mil vagas para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. O lançamento foi feito pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, em evento realizado nesta segunda-feira, dia 23, na sede da Secretaria, na capital paulista.

As aulas – em forma de um conjunto de jogos interativos sob o nome ‘A Aventura’ – começam a partir de 1º de outubro. Para participar, o aluno interessado precisa fazer o cadastro no site.  Mais informações estão no Portal da Educação: http://www.educacao.sp.gov.br

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos ficou a cargo da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), órgão da Secretaria que criou o ambiente virtual de aprendizagem. Já o conteúdo foi feito por técnicos da Defesa Civil, embasado nas estratégias preventivas de acidentes como queimaduras, afogamentos, deslizamentos e inundações.

Para aproximar a temática dos alunos, o jovem participante atuará com um avatar, o personagem “Guto”, e a missão é tornar seguros todos os ambientes virtuais, que reproduzem situações reais. São nove módulos e cada fase do jogo retrata um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva, construções próximas a encostas e uma casa com ‘armadilhas’, como panela de pressão mal utilizada, caixa d’água aberta e lixo jogado em local inadequado.

Para passar de fase no game é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar as comunidades sobre como evitar problemas. Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento e orientando como melhorar o rendimento. O aluno que cumpre todas as etapas recebe certificado.

“A Evesp é uma importante plataforma para alunos e funcionários, já consolidada como um mecanismo na oferta de cursos online de idiomas. Agora demos mais um passo. A parceria com a Defesa Civil faz com que o ambiente virtual exerça um papel pioneiro e transforme o estudante em um ator de prevenção na sua comunidade escolar, família e vizinhança”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

O curso contará com suporte técnico por telefone (0800) e e-mail, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Confira algumas dicas da Defesa Civil para manter a casa segura:

NA SALA

NA COZINHA

NO BANHEIRO

NO QUARTO

– Proteja as quinas dos móveis com uma capa emborrachada

– Use as bocas de trás do fogão

– Nunca deixe uma criança sozinha na banheira

– Não permita que crianças com menos de seis anos durmam em beliches e se não houver outra maneira, use grade protetora

– Evite colocar móveis perto de janelas

– Vire o cabo da panela para dentro do fogão

– Antes do banho, teste a temperatura da água para evitar queimaduras