• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/02/2016
Professores e Funcionários

Educação lança nova versão da plataforma Foco Aprendizagem

A ferramenta disponibiliza os dados do Idesp 2015

A plataforma Foco Aprendizagem está em sua segunda versão e foi desenvolvida para apoiar o planejamento escolar das escolas. Por meio da ferramenta, os professores têm acesso a dados das últimas edições do Saresp, inclusive de 2015, de cada unidade de ensino, com gráficos e tabelas e habilidades por série e disciplina.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O destaque para a novidade é o aprimoramento do Mapa de Habilidades, onde os educadores conseguem visualizar resultados gerais dos anos e séries que participaram do Saresp. E a possibilidade de analisar os dados das turmas de 2015 e resultados educacionais que foram disponibilizados em tempo recorde.

No gráfico, é possível ter acesso ao nível da turma para os anos e séries avaliados. Assim, é possível cruzar dados dos estudantes que participaram da prova em 2015 no 5º e 9º ano do Fundamental, com o quadro de matrículas de 2016. Desta forma, é formado um diagnóstico para o conjunto desses alunos, mesmo que ele tenha vindo de outras turmas ou escolas da rede.  

A plataforma conta ainda com a seção “Resultados Educacionais”, que contempla o acesso ao Mapa de Habilidades, informações históricas e detalhadas do Idesp, fluxo calculado a partir das taxas de abandono e reprovação em cada unidade escolar. 

Reformulação e treinamento 

Nesta nova plataforma, docentes de várias diretorias de ensino participaram do processo de reformulação. Eles tiveram um treinamento, com acompanhamento, para avaliarem usabilidade e facilidade.  Para isso, a ferramenta possui a seção “Construção Conjunta com a Rede”, que procura estruturar essa interação para possibilitar que todos contribuam com sugestões e comentários.

“A plataforma consegue demonstrar, por meio dos gráficos, todos as informações da escola, com dados individualmente, por série, o que vai facilitar o trabalho da coordenação pedagógica e a visualização dos professores. Inclusive por competências e habilidades. Isso vai traçar um perfil da escola para que a gente possa planejar em cima dos dados que temos de 2015. Está ágil, rápida e acredito que vai ser um sucesso”, afirmou Kátia Cristina Rariz Palma, diretora da E.E. João Batista.

O coordenador de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), Olavo Nogueira Filho, esteve presente e acompanhou todo o treinamento realizado com os professores e coordenadores da rede. “Mais do que boas informações e dados, essa ferramenta deve ser de fácil navegação e interpretação do que de fato ajuda o dia a dia das Diretorias de Ensino e das escolas. E essa nova versão é fundamental que seja construída de maneira conjunta como foi feito aqui. Ao longo do ano a Foco Aprendizagem trará outras oportunidades para que os educadores possam ajudar a construir a evolução dessa importante plataforma”.

Confira passo a passo de como acessar:

– Acesse: www.focoaprendizagem.educacao.sp.gov.br

– Login: <>@educacao.sp.gov.br

– Senha: <

– Exemplo:

      . Login: 000978@educacao.sp.gov.br

      . Senha: 000978

– IMPORTANTE:

      . O código CIE precisa ter 6 dígitos. Ou seja, é necessário digitar todos os zeros.

      . Qualquer dúvida, por favor, entre em contato com a Central de Atendimento (0800-7700012 ouwww.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento);

      . As escolas que não realizaram SARESP em 2015 não possuem, no momento, informações na plataforma.

 

 

Para saber mais, acesse a intranet da Educação