• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/09/2013
Releases

Educação leva 1,5 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos para passeios culturais gratuitos

Iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação que até o final do mês proporciona atividades a 85 mil estudantes de todas as séries A Secretaria […]


Iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação que até o final do mês proporciona atividades a 85 mil estudantes de todas as séries

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai levar até o final do mês cerca de 1,5 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual para participar de atividades culturais gratuitas. Alguns deles visitarão os museus, centros históricos e teatros pela primeira vez.

O objetivo é proporcionar uma maneira diferente de aprender às pessoas que voltaram à sala de aula ou por não tirem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. Levantamento feito pela Educação aponta que, por dia, as escolas estaduais recebem em média 83 novos alunos com mais de 40 anos nesta modalidade de ensino. 

A ação cultural para os alunos da EJA integra o programa Cultura é Currículo, implantado pela Secretaria por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Estudantes de todas as idades são contemplados. Até o final do mês serão mais de 85 mil alunos de todos os ciclos de ensino que vão participar dos passeios que incluem visitas a zoológicos, pinacotecas, parques, institutos de arte, além de espetáculos teatrais e de dança.

“O objetivo dessas ações é incentivar e facilitar o acesso da rede às produções culturais de várias correntes diferentes. Pela variedade de atividades, não só o repertório cultural dos alunos é ampliado, mas também o dos professores, que saem da sala de aula para aprender junto com as suas classes”, afirma Claudia Rosenberg Aratangy, diretora de projetos especiais da FDE.

Neste mês, o investimento foi de R$ 6,3 milhões e engloba 172 instituições culturais. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino que as distribuem às escolas estaduais, responsáveis por organizar as visitas. O transporte e o lanche dos alunos são fornecidos pela Secretaria.

Até o fim de 2013, pelo menos R$ 28 milhões serão investidos no programa para a realização de mais de 31 mil atividades culturais. Elas deverão beneficiar cerca de 1,2 milhão de alunos em todo o Estado.

Faça aqui o download de fotos do Cultura é Currículo.