terça-feira, 14/08/2012

Educação leva 2.520 alunos da região de Franca a atividades culturais neste mês

A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levará 2.520 alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais localizadas na região de Franca a atividades culturais até o fim deste mês. A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e institutos de arte e cultura e de assistir a espetáculos de teatro e dança.

A programação inclui visitas a instituições culturais da região, como o Observatório de Astronomia e o Jardim Zoobotânico, ambos localizados em Franca, e o Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, no município de Pedregulho. Dos 2.520 estudantes beneficiados, 2.280 são de escolas atendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Franca e 240 de unidades vinculadas à Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra.

Em todo o Estado, durante este mês, os projetos beneficiarão 133.720 alunos da rede estadual de ensino, com investimento de R$ 3,8 milhões. Estão previstas visitas a 168 instituições culturais parceiras. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que as distribuem às escolas estaduais. O transporte e o lanche dos estudantes são fornecidos pela Pasta.

Ao longo do ano estão previstas mais de 20 mil atividades culturais, que deverão beneficiar 815 mil alunos em todo o Estado. Até o fim do ano, deverão ser investidos mais de R$ 23,2 milhões em ambos os projetos.

Sobre o Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa foi concebido conforme o Currículo do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).