segunda-feira, 08/10/2012

Educação leva 22.880 alunos do Grande ABC a atividades culturais neste mês

A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo leva 22.880 alunos de escolas estaduais localizadas na região do Grande ABC a atividades culturais até o fim deste mês. A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e institutos de arte e cultura e de assistir a espetáculos de teatro e dança.

A programação inclui visitas a instituições culturais como o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Parque Ecológico do Guarapiranga e o Solar da Marquesa de Santos. Dos 22.880 estudantes beneficiados, 5.960 são de escolas atendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Diadema, 5.720 frequentam unidades abrangidas pela Diretoria de Ensino de Mauá, 5.760 estão matriculados em escolas vinculadas à Diretoria de Ensino de Santo André e 5.440 estudam em instituições administradas pela Diretoria de Ensino de São Bernardo.

Em todo o Estado, durante este mês, os projetos beneficiarão 243.280 alunos da rede estadual de ensino, com investimento de R$ 6,5 milhões. Estão previstas visitas a 173 instituições culturais parceiras. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que as distribuem às escolas estaduais. O transporte e o lanche dos estudantes são fornecidos pela pasta.

Até o fim do ano estão previstas, ao todo, mais de 20 mil atividades culturais para 815 mil alunos da rede estadual de ensino. Deverão ser investidos, no total, mais de R$ 23 milhões em ambos os projetos.

Sobre o Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa foi concebido conforme o Currículo do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).