segunda-feira, 08/10/2012

Educação leva 3.480 alunos da região de Franca a atividades culturais neste mês

A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo leva 3.480 alunos de escolas estaduais localizadas na região de Franca a atividades culturais até o fim deste mês. A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e institutos de arte e cultura e de assistir a espetáculos de teatro e dança.

A programação inclui visitas a instituições culturais da região, como o Observatório de Astronomia e o Jardim Zoobotânico, ambos de Franca, e o Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, no município de Pedregulho. Dos 3.480 estudantes beneficiados, 3.280 são de escolas atendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Franca e 200 estão matriculados em unidades vinculadas à Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra.

Em todo o Estado, durante este mês, os projetos beneficiarão 243.280 alunos da rede estadual de ensino, com investimento de R$ 6,5 milhões. Estão previstas visitas a 173 instituições culturais parceiras. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que as distribuem às escolas estaduais. O transporte e o lanche dos estudantes são fornecidos pela pasta.

Até o fim do ano estão previstas, ao todo, mais de 20 mil atividades culturais para 815 mil alunos da rede estadual de ensino. Deverão ser investidos, no total, mais de R$ 23 milhões em ambos os projetos.

Sobre o Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa foi concebido conforme o Currículo do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).