quinta-feira, 19/09/2013
Releases

Educação leva 4,3 mil alunos da região de Sorocaba para passeios culturais gratuitos

Iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação que até o final do mês leva mais de 85 mil estudantes de todas as séries para as […]

Iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação que até o final do mês leva mais de 85 mil estudantes de todas as séries para as atividades

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai levar até o final do mês cerca de 4,3 mil alunos da região de Sorocaba para participar de atividades culturais gratuitas. Alguns deles visitarão museus, centros históricos e teatros pela primeira vez. No Estado todo,são 85,2 mil estudantes participantes.

A ação cultural integra o programa Cultura é Currículo, implantado pela Secretaria por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Também participam da programação 1,5 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo 340 deles das escolas da região de Sorocaba.

O objetivo é proporcionar uma maneira diferente de aprender às pessoas que voltaram à sala de aula ou por não tirem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. Entre os passeios estão visitas a pinacotecas, institutos de arte e espetáculos de dança.

Levantamento feito pela Secretaria da Educação do Estado aponta que, por dia, as escolas estaduais de todo o Estado recebem em média 83 novos alunos com mais de 40 anos nesta modalidade de ensino.

“Estas ações incentivam e facilitam o acesso da rede às produções culturais de várias correntes diferentes. Pela variedade de atividades, não só o repertório cultural dos alunos é ampliado, mas também o dos professores, que saem da sala de aula para aprender junto com as suas classes”, afirma Claudia Rosenberg Aratangy, diretora de projetos especiais da FDE.

Neste mês, o investimento foi de R$ 6,3 milhões e engloba 172 instituições culturais. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que as distribuem às escolas estaduais, responsáveis por organizar as visitas. O transporte e o lanche dos alunos são fornecidos pela Secretaria.

Até o fim de 2013, pelo menos R$ 28 milhões serão investidos no programa para a realização de mais de 31 mil atividades culturais. Elas deverão beneficiar cerca de 1,2 milhão de alunos em todo o Estado.

Faça aquio download de fotos do Cultura é Currículo.

Faça aqui o download de fotos do Cultura é Currículo.