terça-feira, 14/08/2012
Imprensa

Educação leva 6.720 alunos da região de Sorocaba a atividades culturais neste mê

A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levará 6.720 alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais localizadas na região de Sorocaba a atividades culturais até o fim deste mês. A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e institutos de arte e cultura e de assistir a espetáculos de teatro e dança.

A programação inclui visitas a instituições culturais na região, como o Museu de Anatomia de Botucatu, o Parque de Lavras, no município de Salto, e a Fazenda Pilão D’Água, em Itapeva. Dos 6.720 estudantes beneficiados, 360 são de escolas atendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Apiaí, 1.000 da Diretoria de Ensino de Botucatu, 840 da Diretoria de Ensino de Itapetininga, 600 da Diretoria de Itapeva, 1.000 da Diretoria de Ensino de Itu, 1.440 da Diretoria de Ensino de São Roque, 680 de unidades vinculadas à Diretoria de Ensino de Sorocaba e 800 da Diretoria de Ensino de Votorantim.

Em todo o Estado, durante este mês, os projetos beneficiarão 133.720 alunos da rede estadual de ensino, com investimento de R$ 3,8 milhões. Estão previstas visitas a 168 instituições culturais parceiras. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que as distribuem às escolas estaduais. O transporte e o lanche dos estudantes são fornecidos pela Pasta.

Ao longo do ano estão previstas mais de 20 mil atividades culturais, que deverão beneficiar 815 mil alunos em todo o Estado. Até o fim do ano, deverão ser investidos mais de R$ 23,2 milhões em ambos os projetos.

Sobre o Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa foi concebido conforme o Currículo do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).