terça-feira, 15/04/2014
Imprensa

Educação leva 700 mil alunos para visitas gratuitas a museus, centros históricos e teatros

Neste ano, serão mais de 200 instituições culturais em todo o Estado parceiras do programa Cultura é Currículo a serem visitadas A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo inicia nesta semana as atividades do maior programa de incentivo à cultura oferecido pela Pasta, o Cultura é Currículo. A expectativa para este ano é levar, ao menos, 747 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, dos ensinos Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para visitas monitoradas a mais 200 instituições parceiras.

Realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, o projeto Lugares de Aprender promoverá 14,8 mil visitas, beneficiando cerca de 595 mil estudantes. Por meio do projeto, 175 instituições culturais parceiras como museus, pinacotecas, zoológicos, parques e exposições, abrirão suas portas aos alunos da rede ao longo deste ano.

Já o projeto Escola em Cena levará cerca de 152 mil alunos para assistir a diversos espetáculos de teatro, música e dança. Foram firmados convênios com 34 instituições em todo o Estado, o que garante mais de 3,8 mil visitas.

As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que fazem a distribuição para as escolas, responsáveis pela organização das visitas. O transporte e a alimentação dos estudantes são oferecidos pela Secretaria.

“As ações têm como objetivo democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para aprimorar sua formação cultural, ampliando suas referências e o olhar sobre o mundo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Além das visitas culturais, a Secretaria também oferece produções cinematográficas para as unidades de ensino. Por meio do projeto Cinema Vai à Escola, a Pasta distribuiu, no primeiro semestre de 2014, seis novos títulos, ampliando o acervo das escolas para 63 filmes em DVDs de diferentes gêneros e temas, que vão do clássico ao contemporâneo. O programa contribui para ampliar a bagagem cultural de 1,5 milhão de estudantes do Ensino Médio.