• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/05/2014
Imprensa

Educação leva alunos da rede estadual a uma ‘aula’ de música e teatro ao vivo

Espetáculo ‘O Maravilhoso Mundo da Música’ faz parte de projeto em parceria com a Sociedade Cultura Artística e aproxima estudantes da teoria musical          De hoje até a quarta-feira, alunos […]

Espetáculo ‘O Maravilhoso Mundo da Música’ faz parte de projeto em parceria com a Sociedade Cultura Artística e aproxima estudantes da teoria musical

         De hoje até a quarta-feira, alunos de escolas estaduais da capital paulista assistirão a uma aula diferente. Os estudantes são convidados do projeto “Ouvir para Crescer”, parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Cultura Artística, que nesta semana apresenta a temporada “O Maravilhoso Mundo da Música”, no Auditório Ibirapuera. Neste mês de maio, 960 crianças e jovens e 48 professores terão a chance de conferir o espetáculo.

        No show, o elenco encena um texto que traz explicações bem simples sobre os diversos elementos da música, como som, pulso, ritmo, melodia e harmonia. Cada conceito é ilustrado por uma peça musical executada ao vivo, por brincadeiras e outras atividades que contam com a interação da plateia. Gêneros musicais e grandes nomes da música internacional e nacional também são lembrados durante a apresentação.

        Desde o início da parceria, em 2011, mais de 227 escolas do estado já participaram do projeto. Antes de cada visita, professores e alunos recebem um material de apoio pedagógico detalhado sobre o espetáculo e, assim, têm a chance de discutir antes e depois aquilo que viram e se encantaram no show.

        “O projeto preserva o compromisso da Secretaria da Educação de transmitir conhecimento. O espetáculo oferece também aos convidados a oportunidade de ouvir e compreender a música de uma forma diferente e mais atrativa”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Cultura também é Currículo

Além da parceria com a Cultura Artística, a Secretaria da Educação de São Paulo mantém o programa “Cultura é Currículo” e leva todos os meses alunos ensinos Fundamental, Médio e EJA a museus, teatros e centros históricos. A entrada nos espaços é gratuita e a Pasta garante alimentação e transporte.

Agora em maio, mais de 188 mil estudantes tem visitas garantidas em 153 instituições conveniadas em várias regiões do Estado. No ano passado, mais de 1 milhão de estudantes foram contemplados com o programa.