• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/03/2014
Cultura é Currículo

Cidades de todo o Estado recebem exposição do artista Victor Brecheret

Mostra deve chegar a 20 mil pessoas de sete regiões diferentes do Estado durante todo o ano

A Educação lança nesta sexta-feira (14) a exposição “Brecheret – 700 Olhares”, que vai levar aulas sobre a obra do escultor a escolas estaduais localizadas em cidades do interior do Estado que não contam com museus. A abertura da mostra acontece na cidade de São Roque e a exposição parte no dia 21 de março para a cidade de Vargem Grande Paulista. A história do escultor e sua obra devem chegar a conhecimento de 20 mil pessoas de sete regiões diferentes do Estado durante todo o ano.

– Confira o cronograma da exposição no Estado

A mostra, com réplicas em gesso, bronze e maquete do Monumento às Bandeiras, escultura conhecida de Brecheret localizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi idealizada pela Educação em parceria com a Fundação Escultor Victor Brecheret após contato da filha do artista, Sandra Brecheret Pellegrini, com a Secretaria.

O objetivo é levar a obra do escultor a conhecimento de alunos e comunidades escolares e principalmente levar atividade cultural a cidades que não contam com espaços de exposições. A exposição marca ainda os 120 anos de nascimento do escultor e ganhou esse nome por conta da quantidade de obras feitas por Brecheret ao longo de sua vida.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além de estar à disposição de alunos e professores nas escolas, a exposição também ficará aberta às comunidades escolares aos finais de semana, durante as atividades do Programa Escola da Família.

Os professores-coordenadores de arte das diretorias de ensino responsáveis pelas escolas em que a mostra itinerante visitará foram capacitados e orientam os professores de arte a desenvolver atividades sobre o tema durante as aulas. Professores e alunos receberão também material educativo sobre Brecheret e sua obra. A expectativa é despertar a imaginação e a criatividade nos alunos da rede, que farão desenhos e trabalhos sobre o que aprenderam.

“Levar conhecimento cultural aos nossos alunos está entre atividades propostas pela Secretaria que vão além do que se é ministrado em sala de aula. Em todo o Estado, nossos alunos, mesmo os que estão na cidade que não contam com espaços de exposição, são levados a museus, teatros e galerias por meio do programa Cultura é Currículo. No ano passado, levamos 1,1 milhão de alunos a esses passeios culturais e essa exposição vai apresentar Brecheret àqueles que talvez nunca estiveram em frente às suas obras”, aponta o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.