segunda-feira, 24/06/2013
Releases

Educação leva cinema para sala de aula de 33 mil alunos da região de Marília

Programa estadual utiliza filmes nacionais e internacionais para ensinar estudantes do Ensino Médio de todas as 3.799 escolas da rede de São Paulo A Secretaria da Educação do Estado implantou […]

A Secretaria da Educação do Estado implantou um projeto cinematográfico para os cerca de 33 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual da região de Marília. Nas 124 unidades com este ciclo de ensino, os professores utilizam filmes nacionais e internacionais clássicos, selecionados de acordo com o conteúdo pedagógico e com possibilidade de interagir com todas as disciplinas. Chamado de “Cinema vai à Escola”, o programa teve investimento total de R$ 555,8 mil. No Estado todo, participam 1,8 milhão de estudantes de 3.799 escolas estaduais.

Nesta edição, foram escolhidos seis filmes, como “Filhos do Paraíso”, “Os melhores dias de nossas vidas”, “Matar ou morrer” e “A Montanha dos 7 abutres” (veja lista abaixo). As caixas com os seis longas acabam de chegar a todas as 91 diretorias de ensino do Estado de São Paulo e podem ser retiradas pelas escolas participantes. Cada unidade define quando oferecerá a sessão de cinema, que pode ocorrer nesta última semana de aula ou ao longo do próximo semestre letivo.

O “Cinema vai à Escola” propicia aos estudantes e professores o acesso a produções cinematográficas, por meio de temas relacionados ao currículo do Ensino Médio da Secretaria da Educação, considerando o interesse e as necessidades do público jovem e adulto.

“Para seleção do material levamos em consideração alguns critérios. As produções devem ser de épocas e de escolas cinematográficas distintas, com o foco na diversidade de gêneros e com o objetivo de mostrar a realidade de outros países”, avalia o gerente de Educação e Cultura da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, Devanil Tozzi. “A expectativa é que os alunos trabalhem o diálogo, discutam temas relevantes e enriqueçam o repertório cultural”.

A iniciativa integra o Programa Cultura é Currículo, desenvolvido pela FDE. Desde a implantação do “Cinema vai à Escola”, em 2008, já foram distribuídos 52 títulos cinematográficos diferentes, totalizando 22.794 DVDs entregues nas diretorias regionais de ensino. Cada etapa do programa sempre forma uma caixa com filmes diferentes, escolhido por um grupo de educadores da FDE.

Para trabalhar o conteúdo em sala de aula, representantes de todas as diretorias de ensino participam de uma orientação técnica, realizada dois meses antes da entrega das caixas com filmes. Além disso, foram elaborados roteiros específicos para cada título contendo ficha técnica, sinopse, curiosidades e algumas possibilidades de trabalho com a produção cinematográfica.

Os filmes nesta caixa do “Cinema vai à Escola”

Novos títulos

Filhos do Paraíso

MajidMajidi