• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/03/2014
Imprensa

Educação leva ‘Planetário Itinerante’ a escolas estaduais de São Paulo

A partir deste sábado, dia 8, projeto da Secretaria proporcionará conhecimentos astronômicos para 40 mil crianças, jovens e adultos A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo inicia amanhã, […]

A partir deste sábado, dia 8, projeto da Secretaria proporcionará conhecimentos astronômicos para 40 mil crianças, jovens e adultos

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo inicia amanhã, 8 de março, as atividades “Planetário Itinerante”. O projeto chamado “Os Astros vêm até você” percorrerá 177 escolas estaduais, de 162 municípios diferentes, integrantes do Programa Escola da Família. A expectativa é levar os conhecimentos de astronomia a cerca de 40 mil pessoas de todas as idades. As primeiras escolas que recebem a visita são das diretorias de ensino de Adamantina e Andradina e a programação se estende até o final do ano.

A ideia é aproveitar os espaços das unidades que todos os finais de semana ficam abertas à comunidade para levar uma atividade cultural diferente para a população. Por isso, um dos critérios para a escolha das cidades participantes é que tenham menos de 15 mil habitantes. 

O objetivo é despertar o interesse pela astronomia com projeções que mostram galáxias, estrelas e a configuração do Sistema Solar, reproduzindo um céu artificial com efeitos especiais, simulando uma viagem pelo espaço. A estrutura envolve o funcionamento de quatro domos que trabalham simultaneamente, com apresentações de cerca de 40 minutos e capacidade para até 80 pessoas.

“As apresentações são gratuitas e abertas ao público, endossando que as nossas escolas são espaços de interação social, cultural e também ampliam a bagagem de conhecimento dos alunos, pais e vizinhos das unidades escolares”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A ação do Planetário Itinerante é realizada Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, e as visitas estão programadas para percorrer o Estado de São Paulo até o mês de novembro.