• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/03/2013
Releases

Educação leva Planetário Itinerante à região de Fernandópolis

Sábado e domingo, moradores das cidades de General Salgado, Guarani d’Oeste, Macedônia, Meridiano e Populina terão a oportunidade de se divertir aprendendo sobre as estrelas, o sistema solar e as […]

Sábado e domingo, moradores das cidades de General Salgado, Guarani d’Oeste, Macedônia, Meridiano e Populina terão a oportunidade de se divertir aprendendo sobre as estrelas, o sistema solar e as galáxias

 

Os moradores das cidades de General Salgado e Guarani d’Oeste, na região de Fernandópolis, receberão sábado (09/03) a visita do Planetário Itinerante, projeto promovido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. No domingo (10/03), a ação será levada à Macedônia, Meridiano e Populina.

Abertas à comunidade e com entrada franca, as apresentações serão realizadas a partir das 10h de sábado nas escolas estaduais Silvério da Cunha Lacerda e Tonico Barão, em General Salgado, e Professora Marilene de Lurdes Lisboa Singh, em Guarani d’Oeste. No domingo as sessões serão sediadas, também a partir das 10h, nas escolas estaduais Engenheiro Haroldo Guimarães Bastos, em Macedônia, Donato Marcelo Balbo, em Meridiano, e Lesbino de Souza Alkimin, no município de Populina.

Com o tema “Os astros vêm até você”, o Planetário Itinerante leva aos estudantes e à comunidade local a oportunidade de aprender sobre as estrelas, o sistema solar e as galáxias. O objetivo é instigar a curiosidade a respeito do universo, além de proporcionar diversão e lazer. Iniciado em 2012, o projeto já percorreu 77 municípios do Estado de São Paulo e 90 escolas estaduais, com aporte de R$ 264 mil. Neste ano serão aplicados R$ 343 mil para que a ação chegue a mais 97 cidades e 102 unidades de ensino participantes do programa Escola da Família, situadas em municípios com menos de 15 mil habitantes, das regiões Oeste, Médio Tietê, Noroeste e Centro-Norte do Estado.

Esses locais foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos, com o propósito de beneficiar as comunidades que carecem de bens culturais. ”Acrescentar conhecimento à população de uma forma didática e pedagógica é democratizar o saber, levar as descobertas da ciência até as bases”, afirma a chefe do departamento de parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Ana Maria Stuginski.

Cada unidade de ensino terá cinco sessões, realizadas aos finais de semana pelo programa Escola da Família. O projeto é composto por três planetários que trabalham simultaneamente por meio de espetáculos cinematográficos e atividades que visam instigar o interesse do público. “O propósito desse trabalho é sensibilizar as crianças a conhecerem o universo”, diz Ana Maria.

O conteúdo das palestras deverá abordar assuntos como planetas do sistema solar, as fases da lua, as principais constelações e o Cruzeiro do Sul. Cada apresentação dura cerca de 40 minutos e pode ser vista por até 60 pessoas.