• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/01/2018
A2img/Daniel Guimarães
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Educação lista séries e documentários para conferir nos últimos dias de férias

Temas como machismo, bullying, racismo e relações humanas estão disponíveis na Netflix

As férias estão quase acabando, mas ainda dá tempo de conhecer ótimas produções cinematográficas que não só entretém, mas também ensinam. Pensando nisso, a Educação listou cinco filmes e séries disponíveis na plataforma de streaming Netflix que tratam de temas relevantes na sociedade atual como racismo, machismo e bullying. Confira quais são os títulos escolhidos:

O Começo da Vida (Estela Renner; 1 temporada; 6 episódios)

A série brasileira de seis episódios explora diversos aspectos da primeira infância e foi lançada, em 2016, como documentário em longa-metragem. A diretora Estela Renner mostra crianças de diferentes etnias e estruturas familiares, assim como especialistas que explicam como os seres humanos são fruto da combinação entre genética, relações e o ambiente em que são inseridos.

The mask you live in (“A máscara em que você vive”, em tradução livre; Jennifer Siebel Newsom; 1h32)

O documentário traz especialistas, professores, meninos e seus respectivos familiares para debater sobre a “máscara da masculinidade”. A produção, realizada nos Estados Unidos da América, explora relações entre como os meninos se portam socialmente e o machismo, por exemplo, assim como os índices de abuso de drogas, suicídio, violência e escolaridade dos jovens com o objetivo de entender de onde vem o conceito de “ser homem”, como ele se forma e suas consequências.

Cara Gente Branca (Justin Simien; 1 temporada; 10 episódios)

A produção norte-americana é ambientada em uma universidade com alunos majoritariamente brancos, em que estuda a ativista do movimento negro, Samantha White. Em seu programa de rádio universitário, ela trata, sem meias-palavras, das formas de violência contra negros no Ensino Superior, das várias maneiras como a sociedade manifesta o racismo e da luta contra a discriminação.

Anne with an “E” (Moira Walley-Beckett; 1 temporada, 7 episódios)

Série de ficção canadense que se destaca pela sensibilidade e originalidade, “Anne with an ‘E”’ traz a história de Anne, uma menina de 13 anos adotada e de classe social inferior aos demais alunos da escola que frequenta. Ambientada no século XIX, a produção aborda um tema muito atual: o bullying.

Merlí (Héctor Lozano; 2 temporadas; 26 episódios)

Cada episódio da produção espanhola apresenta teorias de pensadores famosos ou faz menção a escolas filosóficas. A história se passa dentro de uma unidade escolar e narra a rotina de um professor de Filosofia que é pai de um de seus alunos. Em suas aulas, ele desenvolve temas como política, orientação sexual, educação e relações humanas se tornando peça importante no desenvolvimento de seus estudantes como seres humanos.