sexta-feira, 28/11/2014
Pais e Alunos

Café da manhã marca encontro de alunos selecionados para intercâmbio internacional

Estudantes embarcam para Espanha, França e Inglaterra, destinos oferecidos pelo projeto

Como parte da despedida dos 219 alunos selecionados para o II Intercâmbio Intercambio Internacional, a Educação realizou, na manhã desta sexta-feira (28), um café da manhã para todos os estudantes que embarcam para Espanha, França e Inglaterra, os três países oferecidos pelo projeto.

E, segundo levantamento feito pela Educação, a maioria dos alunos irá vivenciar pela primeira vez a experiência de estudar fora do País. Na pesquisa, ficou comprovado que oito em cada dez alunos irão viajar de avião pela primeira vez. O questionário ainda mostra que para 95% dos entrevistados, será a estreia fora do País.

– Confira a lista dos estudantes selecionados no Prêmio Intercâmbio Internacional

O objetivo do intercâmbio é fazer com que os estudantes participem de cursos intensivos de idiomas nos três destinos oferecidos pelo projeto, além de aprimorarem a bagagem cultural. Todos os alunos participantes estão matriculados nos Centros de Estudo de Línguas e concorreram à viagem com outros cinco mil estudantes.

Além da prova de conhecimentos específicos em espanhol, francês e inglês, os selecionados obtiveram, nos quatro bimestres do ano letivo anterior ao de realização da prova, frequência mínima de 75% nas aulas de idiomas e média igual ou superior a sete em língua inglesa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Esta é a segunda edição do programa de intercâmbio oferecido pela Educação. Entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano, 356 alunos da rede estadual viajaram para cursar os idiomas na Argentina, Inglaterra e França. Todas as despesas do curso, incluindo passagem, trâmite para a emissão de documentação, acomodação e refeição, são pagas pela Secretaria. O pacote também inclui aulas em centros de ensino, assim como passeios culturais monitorados nas capitais dos três países destinos.

Sete cursos de idiomas gratuitos

Os Centros de Estudo de Línguas (CELs) oferecem aluas de espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, japonês e mandarim. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão. Os cursos são voltados para estudante que estejam matriculados do 7º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Para realizar o cadastro, o aluno (ou responsáveis no caso de menores de 18 anos) deve comparecer a uma das unidades com a cópia do RG.