terça-feira, 30/05/2006

Educação nutricional é discutida em escola estadual de Itaquera

Além de teatro, jogos e confecção de cartazes, alunos colocaram a mão na massa para preparar receitas contra o desperdício O projeto “Educação Nutricional”, do Departamento de Suprimento Escolar (DSE), […]

O projeto “Educação Nutricional”, do Departamento de Suprimento Escolar (DSE), da Secretaria de Estado da Educação, agitou alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Professor Geraldo Domingos Cortez , em Itaquera, zona leste na Capital. Usado durante a Semana da Alimentação da unidade escolar, o material serviu de base para discussões e análises críticas sugeridas pelo DSE na Semana de Educação Nutricional , entre 15 e 19 de maio.

Na prática

As aulas sugeridas pelo projeto foram colocadas em prática durante todos os períodos. Os alunos construíram a pirâmide nutricional e elaboraram um cardápio nutritivo. Também aprenderam sobre o aproveitamento integral dos alimentos, e colocaram literalmente a mão na massa. Como? Fazendo receitas pra lá de saborosas como o bolo de casca de banana e o doce de casca de mexerica.

Arte que diverte e educa

A criatividade foi o principal ingrediente do cardápio dentro da Geraldo Domingos Cortez , em Itaquera. Os alunos encenaram uma peça de teatro com bonecos feitos de frutas e legumes. Também confeccionaram cartazes e montaram uma feira com informações variadas a partir de pesquisas feitas pela internet. A programação teve ainda o Jogo das Frutas e a exibição do filme “Cebolino, O Travesso”. O lado crítico foi estimulado com a análise de várias embalagens e propagandas de tevê e mídia impressa. A partir daí o desafio foi criar propagandas melhores para a venda de produtos.

Enquanto participavam das atividades, os alunos exercitaram ao máximo a prática de elementos fundamentais para o bom desempenho escolar: a leitura e a escrita. De acordo com a direção da escola, o saldo foi mais do que positivo: alunos e professores puderam colher bons frutos com a discussão sobre educação nutricional.

O que é o projeto Educação Nutricional

O Departamento de Suprimento Escolar (DSE) implantou o projeto de Educação Nutricional nas unidades escolares pertencentes ao sistema centralizado de merenda em 2002. As aulas ministradas por estudantes do 4º ano do curso de graduação em Nutrição enfocam ações que incentivam o consumo da alimentação fornecida pela escola, e também, prática de atividades ligadas ao tema alimentação saudável.

Outra meta é melhorar a qualidade da alimentação da criança em idade escolar adotando hábitos saudáveis, condição primordial para a prevenção de várias doenças provocadas por distúrbios alimentares.

A previsão é estender o projeto Educação Nutricional para coordenadores pedagógicos, professores, diretores e pais de alunos, e ainda, treinar os coordenadores pedagógicos sobre o Programa de Alimentação Escolar. Com isso, as aulas podem ser adaptadas ao tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, uma forma de incentivar e valorizar o projeto.

O Departamento pretende ainda estender a iniciativa para as Escolas de Tempo Integral , as que pertencem ao sistema descentralizado, e as unidades que abrigam o Programa Escola da Família.

Não acabou

O projeto Educação Nutricional na Escola Estadual Professor Geraldo Domingos Cortez , em Itaquera, não acabou com o fim da semana dedicada ao tema. O próximo passo será a realização de uma exposição aberta à comunidade até o final de semana, dentro das atividades do Programa Escola da Família.