quinta-feira, 17/10/2013
Imprensa

Educação oferece 2.731 vagas para alunos cursarem Ensino Médio ‘duplo’ no ano letivo de 2014

Programa Vence oferece ensino regular e técnico na modalidade integrada

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo deu início ao processo de inscrição dos novos alunos interessados em participar do Programa Vence Integrado. Nessa modalidade, estudantes da rede estadual têm a opção de cursar o Ensino Médio e Técnico simultaneamente em período integral: a escola estadual é responsável pela formação básica e o Centro Paula Souza ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), pela formação técnica. No total são 2.731 vagas oferecidas.

Por meio do Centro Paula Souza são 2.211 vagas para 12 cursos técnicos. As inscrições para o Vestibulinho vão até o dia 24 de outubro. Uma das novidades para o próximo ano é o curso de Administração na modalidade EJA em Capão Bonito, Cosmópolis, São Caetano do Sul e capital. A prova está marcada para o dia 1º de dezembro.

Já a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo oferece 520 vagas em 10 diferentes cursos para os alunos da rede estadual de ensino. As inscrições vão até 8 de novembro e a seleção dos candidatos é feita por sorteio realizado na sede da cada Diretoria Regional de Ensino, no dia 13 de novembro. Mais informações sobre a inscrição estão no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br .

“O aluno que participa do Programa Vence Integrado conquista mais um diferencial para entrar no mercado de trabalho e também para a continuação dos estudos em universidades, as principais demandas do estudante do Ensino Médio”, afirma professora Lucia Helena Lodi Rizzini, coordenadora do Programa Vence da Secretaria.

Atualmente, mais de 5 mil alunos já aderiram ao modelo integrado do Vence. Além dele, a Secretaria também oferece a formação dupla concomitante, em que estudante frequenta o Ensino Médio na rede estadual em um período e faz o curso técnico em uma instituição credenciada em outro. Nesta modalidade, já foram atendidos mais de 50 mil alunos e em agosto começaram as aulas para outros 20 mil estudantes.

Levantamento feito pela Educação mostra que na modalidade concomitante os cursos de enfermagem e administração foram os que tiveram maior procura em 2013. A relação completa dos cursos e as fichas de inscrições estão disponíveis no site: vence.sp.gov.br .