• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/08/2013
Imprensa

Educação oferece 20 mil vagas para aluno da rede estadual ter formação dupla

Interessados nos cursos técnicos gratuitos do Programa Vence da Secretaria devem fazer inscrição até o dia 10 de agosto          A Secretaria da Educação do Estado vai oferecer, a partir […]

Interessados nos cursos técnicos gratuitos do Programa Vence da Secretaria devem fazer inscrição até o dia 10 de agosto

         A Secretaria da Educação do Estado vai oferecer, a partir do segundo semestre, mais 20 mil vagas de cursos profissionalizantes a alunos do Ensino Médio por meio do Programa Vence. Será investido R$ 1,1 milhão para que entidades parceiras e as escolas estaduais promovam a dupla formação do estudante, por meio da articulação entre o Ensino Médio e o ensino técnico voltado ao mercado de trabalho. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 10 de agosto e as aulas “duplas” começam em setembro.

            O Vence foi implantado pela Secretaria em 2012 e atende atualmente 37 mil estudantes, matriculados no Ensino Médio de 3.799 escolas estaduais em 336 cidades. Nesta quarta-feira, 31 de julho, o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, assinam o contrato com as instituições particulares que atenderão aos alunos na nova fase do programa.

            Por meio do programa, ao mesmo tempo em que o aluno frequenta o Ensino Médio nas escolas da rede estadual, ele pode cursar o ensino técnico em uma das instituições credenciadas e parceiras no contraturno.

            “O Vence permite aos nossos estudantes do Ensino Médio mais um diferencial no currículo e melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho. Além da educação regular de qualidade, uma das principais demandas dos aluno desta faixa-etária é conseguir emprego”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

            Levantamento inédito feito pela Secretaria mapeou os 15 cursos profissionalizantes preferidos entre os alunos do Vence. O ranking feito com os 37 mil matriculados aponta que as áreas de administração e enfermagem são as mais procuradas (27% do total), seguidas pelos cursos de informática (8,6%), segurança no trabalho (8%) e logística (6,7%) (veja lista completa abaixo).

Cursos

% de participação

Técnico em administração

16,2

Técnico em enfermagem

10,7

Técnico em informática

8,6

Técnico em segurança no trabalho

8,0

Técnico em logística

6,7

Técnico em mecatrônica

5,2

Técnico em farmácia

5,1

Técnico em estética

4,2

Técnico em química

3,5

Técnico em análises clínicas

2,4

Técnico em mecânica

2,4

Técnico em edificações

2,1

Técnico em contabilidade

2

Técnico em recursos humanos

2

Técnico em nutrição e dietética

2

Outros com menos de 1%

21