• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/11/2013
Imprensa

Educação oferece 7 dicas aos alunos e professores para atividades físicas em dias muito quentes

Hidratação frequente e exercícios moderados estão entre as orientações da Secretaria da Educação para os 4,3 milhões de estudantes da rede de ensino A Secretaria da Educação do Estado listou […]

Hidratação frequente e exercícios moderados estão entre as orientações da Secretaria da Educação para os 4,3 milhões de estudantes da rede de ensino

A Secretaria da Educação do Estado listou os cuidados principais para alunos e professores ficarem atentos em dias quentes, como os que afetam o Estado. Para o bem-estar dos 4,3 milhões de estudantes da rede, os educadores, principalmente os professores de educação física, sempre são orientados a realizarem as atividades no início da manhã ou no fim do dia, para evitar os horários em que o calor é mais forte.

 

As temperaturas elevadas podem ocasionar problemas de saúde em decorrência da desidratação, podendo também agravar crises respiratórias.

Não há necessidade, contudo, de suspender as aulas de educação física. Podem ser desenvolvidas atividades moderadas ou jogos de recreação. Os alunos também podem, por exemplo, pesquisar sobre modalidades do esporte ou usar os jogos de tabuleiro, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria.

 

Confira as dicas dos especialistas da Educação para alunos e professores:

  1. 1.  Usar roupas leves;
  2. 2.  Beber água com frequência;
  3. 3.  Priorizar a alimentação leve e saudável;
  4. 4.  Praticar exercícios moderadamente e nos horários indicados;
  5. 5.  Evitar a exposição ao sol sem proteção;
  6. 6.  Fazer pausas durante as atividades físicas para a hidratação e descanso;
  7. 7.  Escolher locais mais arejados, com sombra e ventilação, para os exercícios.