Orientações da secretaria aplicadas nas aulas, como hidratação frequente e exercícios moderados, devem ser mantidas no recesso escolar
A Secretaria da Educação do Estado listou os cuidados principais para os 4 milhões de alunos ficarem atentos em dias quentes, como os que afetam o Estado. Para o bem-estar dos estudantes da rede, os professores de educação física, orientam que as recomendações aplicadas nas aulas para a prática de exercícios devem ser seguidas nas férias escolares.
A primeira dica da Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria é sempre realizar as atividades no início da manhã ou no fim do dia, para evitar os horários em que o calor é mais forte. As temperaturas elevadas podem ocasionar problemas de saúde em decorrência da desidratação, podendo também agravar crises respiratórias.
Mas assim como durante as aulas não é preciso suspender o trabalho com o corpo, a orientação é focar nas modalidades moderadas ou jogos de recreação. Os alunos também podem, por exemplo, usar os jogos de tabuleiro, e recorrer às brincadeiras tradicionais como “passa anel”, amarelinha entre outras, todas elas trabalhadas no currículo escolar.
Segundo os especialistas da Educação, seguir as recomendações da prática segura de atividades físicas é uma boa maneira de manter a saúde nos últimos dias de recesso escolar e voltar para as escolas sem nenhum impacto na saúde no dia 2 de fevereiro, data do início das aulas na rede estadual.
Confira as dicas dos especialistas da Educação para alunos e professores:
1. Usar roupas leves;
2. Beber água com frequência;
3. Priorizar a alimentação leve e saudável;
4. Praticar exercícios moderadamente e nos horários indicados;
5. Evitar a exposição ao sol sem proteção;
6. Fazer pausas durante as atividades físicas para a hidratação e descanso;
7. Escolher locais mais arejados, com sombra e ventilação, para os