quarta-feira, 01/07/2015

Educação oferece aulas gratuitas de até seis idiomas no segundo semestre

Do espanhol ao chinês, 223 unidades do Centro de Estudo de Línguas estão com matrículas abertas

A partir do 7º ano do Ensino Fundamental, os alunos da rede estadual podem aprender um segundo, ou até um terceiro, idioma no próximo semestre. Gratuitamente e com certificado de conclusão, os cursos oferecidos pelos Centros de Estudo de Línguas (CELs) estão com matrículas abertas. São 223 unidades espalhadas pela capital, região metropolitana e interior.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os alunos têm à disposição nos CELs um cardápio diversificado de línguas estrangeiras como: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, e mandarim. A oferta varia de acordo com a região.  As aulas têm foco a gramática e a conversação dos estudantes. Por isso, o material utilizado em sala de aula dá preferência para situações do cotidiano, como entrevista de emprego, informações para turistas.

“O ensino da língua estrangeira faz parte do currículo da rede estadual e pode ser ampliado nos Centros de Estudos de Línguas. Em 2014, a Secretaria recebeu mais de 60 mil matrículas só no segundo semestre. Outra opção para os alunos de São Paulo são os cursos online de inglês e espanhol oferecidos pela Evesp [Escola Virtual de Programas Educacionais]”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Nessa plataforma, os estudantes escolhem o ritmo e o melhor horário para estudar. Além disso, a ferramenta conta com tutores virtuais à disposição para tirar dúvidas sobre os temas e exercícios.

Matrícula

Para fazer a matrícula, basta comparecer a uma das unidades (veja aqui a lista) e apresentar cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. Alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável. Os cursos são presenciais e divididos em seis módulos. Todos os aprovados recebem certificado de conclusão de curso. As aulas começam em agosto, com data definida por cada CEL.

Seis motivos para aprender um novo idioma

. Exercita o cérebro e amplia a memória. Por isso, quanto mais cedo iniciar o contato com uma língua estrangeira, melhor.

. Encurta a distância entre pessoas de hábitos e países diferentes. Ou seja, um brasileiro pode se tornar amigo de um finlandês e utilizar o inglês para trocar ideias e informações;

. Facilita a leitura de textos originais, sem a necessidade de traduções;

. Nas viagens, ajuda a encontrar os destinos e vivenciar a cultura local sem o auxílio de guias ou intérpretes;

. No trabalho, empresas costumam dar chances e melhores salários a quem tem facilidade com o idioma, além do português;

. Esqueça as legendas e dublagens: quem domina outra língua pode assistir filmes e séries com o som original;