• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/01/2014
Imprensa

Educação oferece centro de estudos com aulas flexíveis para quem quer voltar à escola em 2014

Pessoas com mais de 18 anos interessadas em concluir o Ensino Fundamental e no Ensino Médio já podem fazer matrículas nas 23 unidades do Estado A Secretaria da Educação do […]

Pessoas com mais de 18 anos interessadas em concluir o Ensino Fundamental e no Ensino Médio já podem fazer matrículas nas 23 unidades do Estado

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa o novo ano com 23 unidades do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). O diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. As matrículas para o ano de 2014 já podem ser feitas em qualquer uma das unidades (veja a lista de CEEJAs abaixo).

No CEEJA, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com professores que ficam à disposição na unidade e ainda tem a possibilidade de marcar as provas de cada disciplina, conforme data em que for melhor para ele.

Levantamento feito pela Secretaria revela que 34% dos 70 mil matriculados em toda rede do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos estavam afastados havia 11 anos das escolas. A pesquisa mostra ainda que a maioria é mulher (60%), tem entre 30 e 50 anos (42%) e possui emprego formal (43%).

Entre os estudantes, 47% deles disseram ter abandonado a escola para trabalhar e metade alega a falta de tempo a maior dificuldade para seguir os estudos. Por outro lado, novas oportunidades para quem tem diploma é, segundo 27%, o principal motivo que os levaram a concluir a educação básica.

“A oferta dos CEEJAs é mais um mecanismo da Secretaria para ampliar as possibilidades de acesso aos estudos para toda a população. Os centros auxiliam os que estão em busca de realização pessoal e também profissional, já que o mercado de trabalho exige cada vez mais escolarização, além de estarem alinhados à disponibilidade de cada aluno”, explica Mertila Larcher de Moraes, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação.

Além do CEEJA, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) presenciais nas escolas estaduais de todo o Estado.

 

SERVIÇO: Para fazer a matricula no CEEJA, basta comparecer a qualquer unidade com RG e realizar o cadastro.

Veja os locais de São Paulo que já contam com CEEJAs

Americana

CEEJA Profª. Alda Marangoni França

Bauru

CEEJA Presidente Tancredo Neves

Bebedouro

CEEJA Prof. Hernani Nobre

Botucatu

CEEJA de Botucatu

Campinas

CEEJA Profª. Jeanette Andrade Godoy Aguila Martins

Campinas

CEEJA Paulo Decourt

Guarujá

CEEJA de Guarujá

Jaú

CEEJA de Jaú

Marília

CEEJA Profa. Sebastiana Ulian Pessini

Mauá

CEEJA Prof. Valberto Fusari

Miracatu

CEEJA de Miracatu

Piracicaba

CEEJA Prof. Antonio José Falcone

Praia Grande

CEEJA Max Dadá Gallizzi

Presidente Prudente

CEEJA de Presidente Prudente

Registro

CEEJA Ricardo José Poci Mendes

Ribeirão Preto

CEEJA Profª. Cecilia Dultra Caram

São Paulo

CEEJA Dona Clara Mantelli

Santos

CEEJA Prof. Archimedes José Bava

Santos

CEEJA Profª. Maria Aparecida Pasqualeto Figueiredo

São José dos Campos

CEEJA de São José dos Campos

 

Sorocaba

CEEJA Prof. Norberto Soares Ramos

Taubaté

CEEJA Monsenhor Cícero de Alvarenga

Votorantim

CEEJA de Votorantim

 

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa 
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 |(11) 3218-2020
www.educacao.sp.gov.br  www.facebook.com/educasp