quinta-feira, 05/07/2012

Educação oferece oficinas de mangá à comunidade da região de Marília

Com duração de duas horas, aulas são ministradas aos sábados na Escola Estadual 17 de Setembro, na cidade de Pompeia, e abertas ao público em geral A partir deste mês, […]

A partir deste mês, os moradores da região de Marília têm a opção de aprender a arte do mangá. A Diretoria Regional de Ensino de Marília e o programa Escola da Família oferecem aos sábados oficinas gratuitas do desenho tipicamente japonês na Escola Estadual 17 de Setembro, em Pompeia, das 9h às 11h, para o público em geral.

Idealizada e ministrada por André Luís de Oliveira Silva, 33 anos, aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a oficina tem o propósito de ensinar as técnicas do desenho aos interessados nesse tipo de arte. “O mangá é um estilo de desenho japonês que ficou em evidência após a 2ª Guerra Mundial, quando se tornou essencial para a distração das crianças”, explica o instrutor.

O material necessário é cedido pela escola e as inscrições são feitas no próprio dia da oficina. “Como o mangá é um tipo de desenho que abrange diversas faixas etárias e a gente encontra pessoas com habilidades diferentes, montamos a turma no próprio dia.”

As oficinas serão realizadas durante todo o segundo semestre. “Para desenhar tem que ter força de vontade e muita disciplina. Eu sou contra cópias, então sempre estimulo a criatividade”, complementa Silva.

Os interessados em participar das oficinas de mangá devem comparecer à Escola Estadual 17 de Setembro munidos de documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação). Caso seja menor de idade, um responsável legal deve estar presente no momento da inscrição. A unidade está situada na rua Rodolfo Lara Campo, 1.129, Flândria, no município de Pompeia.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.