• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/05/2013
Releases

Educação oferece sábado capacitação do projeto Padaria Artesanal em Cravinhos

Objetivo é capacitar profissionalmente comunidades sobre a arte da panificação          A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferecerá capacitação gratuita de produção de pães aos frequentadores […]

Objetivo é capacitar profissionalmente comunidades sobre a arte da panificação

      

 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferecerá capacitação gratuita de produção de pães aos frequentadores do programa Escola da Família em Cravinhos no próximo sábado (11/05). As orientações serão repassadas por meio do projeto Padaria Artesanal, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e desenvolvido nas unidades rede estadual de ensino que são sede do programa. A atividade ocorrerá na Escola Estadual Fernando Campos Rosas, das 10h às 15h.

As capacitações serão feitas pelos monitores educacionais da área de nutrição aos educadores universitários do Escola da Família, que depois transmitirão o que aprenderam aos voluntários do programa e à comunidade escolar.

 “O projeto Padaria Artesanal tem como objetivo oferecer capacitação profissional e opção de fonte de renda para os participantes, além de possibilitar a melhoria da qualidade da alimentação”, comentou o responsável pelo projeto, Alexandre Casagrande.

Por meio do programa Escola da Família, a iniciativa instruiu, desde 2006, cerca de 110 mil pessoas entre educadores universitários, voluntários e membros das comunidades escolares.

A Escola Estadual Fernando Campos Rosas fica na rua Angelo Damião, 176, no Jardim Itapuã.

Materiais

Os agentes multiplicadores das diretorias regionais de ensino que participam das atividades recebem, para as capacitações, material didático composto por apostila, caderno extra de receitas, cartaz para divulgação e lista de presença. O mesmo material será disponibilizado virtualmente para que cópias sejam entregues nas aulas ministradas à população.

Para as capacitações com a comunidade escolar, os ingredientes para confecção de pães são adquiridos com recursos que a unidade da rede recebe para as atividades do programa Escola da Família ou por meio de outras fontes. “As massas são feitas a mão e assadas em fornos industriais”, contou Casagrande.

Cerca de 1.500 unidades da rede estadual de ensino que são sede, aos fins de semana, do programa Escola da Família, já contam com o forno para as atividades do Padaria Artesanal.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.