sexta-feira, 24/05/2013
Releases

Educação oferece sábado capacitação do projeto Padaria Artesanal em Taubaté

Ação ocorrerá na Escola Estadual Amador Bueno da Veiga e tem como objetivo capacitar profissionalmente a comunidade escolar sobre a arte da panificação        Unidade também estará aberta para […]

Unidade também estará aberta para receber pais no projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho”

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferecerá amanhã (25/05), a partir das 14h, capacitação gratuita de produção de pães aos frequentadores do programa Escola da Família em Taubaté. As orientações serão repassadas por meio do projeto Padaria Artesanal, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e desenvolvido nas unidades rede estadual de ensino que são sede do programa. A atividade ocorrerá na Escola Estadual Amador Bueno da Veiga, localizada na avenida José Maria de Oliveira, 190, no Parque Sabará.

As capacitações serão feitas pelos monitores educacionais da área de nutrição, pelos educadores universitários e pelos voluntários do programa Escola da Família.

“O projeto Padaria Artesanal tem como objetivo oferecer capacitação profissional e opção de fonte de renda para os participantes, além de possibilitar a melhoria da qualidade da alimentação”, comentou o responsável pelo projeto, Alexandre Casagrande.

Por meio do programa Escola da Família, a iniciativa instruiu, desde 2006, cerca de 110 mil pessoas.

Materiais

Os agentes multiplicadores das diretorias regionais de ensino que participam das atividades recebem, para as capacitações, material didático composto por apostila, caderno extra de receitas, cartaz para divulgação e lista de presença. O mesmo material será disponibilizado virtualmente para que cópias sejam entregues nas aulas ministradas à população.

Para as capacitações com a comunidade escolar, os ingredientes para confecção de pães são adquiridos com recursos que a unidade da rede recebe para as atividades do programa Escola da Família ou por meio de outras fontes. “As massas são feitas a mão e assadas em fornos industriais”, contou Casagrande.

Cerca de 1.500 unidades da rede estadual de ensino que são sede, aos fins de semana, do programa Escola da Família, já contam com o forno para as atividades do Padaria Artesanal.

Um Dia na Escola do Meu Filho

A Escola Estadual Amador Bueno da Veiga também estará aberta amanhã para receber estudantes e pais na primeira edição de 2013 do projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho”. A ação, realizada desde o ano passado nas 2.300 unidades de ensino da rede estadual que integram o programa Escola da Família, será estendido, a partir deste ano, para todas as mais de 5.000 escolas do Estado. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação das famílias na rotina escolar dos filhos.

A proposta principal dessa edição é apresentar aos pais os colegiados das unidades de ensino para que os Conselhos de Escola, as Associações de Pais e Mestres e os Grêmios Estudantis possam se fortalecer com a participação da comunidade.

As escolas foram orientadas a realizar atividades para que os pais conheçam todos os ambientes dos prédios. Dessa forma, alunos e professores poderão se tornar, juntos, anfitriões e guias das unidades de ensino. Além disso, cada instituição terá autonomia para desenvolver jogos cooperativos, brincadeiras, gincanas e outras atividades de lazer para interação entre pais e filhos.