terça-feira, 31/01/2012
Imprensa

Educação orienta os 4,2 milhões de alunos da rede estadual para o início do ano letivo

Revisão de conteúdo e cronograma de estudos estão entre as principais recomendações da Pasta para os estudantes que voltam às salas de aula amanhã em todo o Estado  As férias dos 4,2 milhões de alunos da rede estadual chegam ao fim hoje. Amanhã, 1º de fevereiro, os estudantes voltam às salas de aula e precisam […]

Revisão de conteúdo e cronograma de estudos estão entre as principais recomendações da Pasta para os estudantes que voltam às salas de aula amanhã em todo o Estado

 As férias dos 4,2 milhões de alunos da rede estadual chegam ao fim hoje. Amanhã, 1º de fevereiro, os estudantes voltam às salas de aula e precisam se preparar para mais um semestre de aprendizado. “Voltar às aulas requer responsabilidade e organização do tempo”, afirma Cristina Mabelini da Silva, diretora do Centro de Planejamento e Gestão da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

 Dentre as principais recomendações da Pasta aos alunos estão: dormir mais cedo para retomar a rotina escolar, organizar um cronograma de estudos para o recomeço das aulas e, principalmente, revisar o conteúdo lecionado no ano anterior. “O estudante precisa se conscientizar de que a vida escolar continua a partir do que foi lecionado anteriormente, por isso é tão importante que ele recapitule o que aprendeu em cada disciplina”, explica.

A educadora enfatiza ainda a importância da pontualidade e do diálogo entre colegas, professores e toda a comunidade escolar. “A participação de todos é essencial para um bom ambiente escolar”, diz.

Cristina acrescenta que toda a equipe gestora está à disposição para sanar as dúvidas que possam surgir nesse período. “O aluno que precisar de ajuda pode procurar o diretor, os professores, os professores-coordenadores, os agentes de organização escolar, ou qualquer funcionário da unidade, que estarão aptos a recebê-lo”, relata.

Participação dos pais

A educadora também ressalta a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para o melhor desempenho dos alunos. “As equipes escolares estão sempre aptas a receber os pais, sobretudo nos primeiros dias de aula para que eles possam acompanhar a vida escolar dos filhos e para que sejam parceiros da escola”, aponta Cristina.

O engajamento das famílias e de toda a sociedade é um dos pilares do programa Educação — Compromisso de São Paulo, cujos principais objetivos são fazer com que a rede estadual de ensino atinja níveis de excelência e que a carreira docente seja uma das mais prestigiadas pelos jovens. “Não bastam apenas os investimentos permanentes do Governo do Estado na Educação. Em todos os países em que o ensino teve grandes avanços foi essencial o envolvimento de toda a sociedade, com famílias acompanhando o desempenho de seus filhos, o trabalho de suas escolas e também as ações governamentais”, pontua o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Disciplina  

Ao longo de todo o ano letivo, a adoção de simples hábitos de disciplina pode ajudar os alunos a obter melhores resultados. Prestar atenção ao conteúdo ministrado, organizar o tempo de estudos, ficar atento aos compromissos escolares, planejar antecipadamente a execução de trabalhos e tarefas e se preparar adequadamente para as avaliações estão entre os requisitos básicos para que o estudante tenha êxito na vida escolar.

 “É fundamental que o aluno anote, se possível em uma agenda, o horário das aulas e todos os compromissos escolares, como lições de casa e datas de entrega de trabalhos”, aconselha a educadora Maria Julia Ferreira, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Reservar um horário fixo e um local apropriado para fazer as lições e atividades escolares também é importante. O ideal é que o estudante faça os exercícios todos os dias e logo que o professor solicitar. Além de facilitar a realização, reduz a chance de esquecimento.

Assim que terminar as tarefas diárias, o aluno deve consultar o horário de aulas de sua classe para o dia seguinte e já deixar o material separado. “Essa é uma dica simples de planejamento antecipado.”