quinta-feira, 25/04/2013
CIMA

Secretaria participa de Treinamento Nacional do Censo Escolar da Educação Básica

Encontro, realizado em São Paulo, reuniu cerca de 150 coordenadores estaduais e municipais

Os coordenadores estaduais do Censo Escolar e coordenadores municipais das capitais brasileiras se reuniram durante três dias, em São Paulo, para participarem do Treinamento Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O treinamento, que reuniu cerca de 150 pessoas, tem o objetivo de trabalhar conceitos utilizados na coleta dos dados para o Censo Escolar da Educação Básica, além dar orientações sobre o Educacenso, sistema de coleta das informações do Censo Escolar.

“A ideia é que o conteúdo recebido seja repassado para todas escolas estaduais, municipais e particulares. É uma ação importante, já que todos os programas educacionais do País, tanto na rede federal quanto estadual e municipal, têm como base o Censo Escolar”, afirma a coordenadora nacional do Censo Escolar na Educação Básica, Célia Gedeon.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para a coordenadora do Censo Escolar do Estado de São Paulo, Ione Cristina Ribeiro Assunção, o resultado da pesquisa também é importante para direcionar as ações dos gestores. Mas para que os dados sejam coletados com sucesso, a coordenadora deixa um recado para as escolas. “As unidades devem manter as informações sobre escolas, alunos, docentes e turmas atualizadas nos sistemas da Secretaria da Educação, que é responsável pela migração das informações para o Educacenso”, reforça.