• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/06/2009
Últimas Notícias

Educação participa do encerramento da Semana de Prevenção de Queda de Idosos

Evento será nesta sexta-feira (26/6) às 14h30 A Secretaria de Estado da Educação participa nesta sexta-feira (26/6) do encerramento da Semana de Prevenção de Queda de Idosos. O evento será […]

Evento será nesta sexta-feira (26/6) às 14h30

A Secretaria de Estado da Educação participa nesta sexta-feira (26/6) do encerramento da Semana de Prevenção de Queda de Idosos. O evento será no Teatro Fernando de Azevedo, sede da Secretaria, às 14h30.

Durante o encerramento será apresentado o FUTURIDADE-Plano Estadual para a Pessoa Idosa, que envolve 70 parceiros, entre secretarias estaduais, municipais, autarquias, universidades e outros. O objetivo é conscientizar a população sobre as necessidades da pessoa idosa.

Na programação, está prevista a palestra “Prevenção de queda em idosos: O papel da educação”, ministrada pelos especialistas Mônica Rodrigues Perracini, reitora da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e diretora do curso de fisioterapia da universidade, e o geriatra Mauricio de Miranda Ventura, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

“A Semana de Prevenção de Queda de Idosos foi bastante produtiva. Recebemos sugestões que serão debatidas em sala de aula”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.

Sobre o Dia Mundial de Prevenção às Quedas dos Idosos

Segundo dados da Universidade Federal de São Paulo, cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. A queda de idosos é um problema de saúde pública que cresce a cada ano no Brasil. Conforme levantamento do Ministério da Saúde, o número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, causadas principalmente por quedas, cresceu 37% entre 2000 e 2007. Por isso, a Semana Mundial de Prevenção às Quedas visa assegurar a qualidade de vida e promover a autonomia dos idosos partindo da conscientização do problema.