• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/10/2012
Últimas Notícias

Educação premia alunos selecionados para o Festival de Toyama

Quatorze alunos de escolas estaduais de São Paulo e interior, que tiveram seus desenhos escolhidos para serem expostos no Festival de Toyama, no Japão, foram premiados pela Secretaria da Educação […]

20120925_headers_toyama_620_02

Quatorze alunos de escolas estaduais de São Paulo e interior, que tiveram seus desenhos escolhidos para serem expostos no Festival de Toyama, no Japão, foram premiados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A cerimônia aconteceu no Centro de Referência em Educação Mario Covas (C.R.E).

A ação durou dois dias e teve uma programação dinâmica, para que os participantes se aproximassem mais da cultura japonesa, com visita ao Museu da Imigração Japonesa e um bate-papo com o presidente da Associação Toyama Kenjin do Brasil, Toshio Ichikawa, além de um passeio divertido pelo Museu da Educação, nas dependências do CRE.

No total, quinze alunos foram selecionados, porém apenas um não pode comparecer.  Mesmo com a sua ausência, a festa foi animada e contou com a presença dos professores orientadores e alguns pais que abrilhantaram a premiação.

Os estudantes receberam certificados de participação, um livro sobre o Japão e a sua cultura, a cópia em papel fotográfico do seu desenho e dos outros 14 e uma moeda japonesa. Os professores também foram presenteados.

“Apreciar as diferenças culturais é fantástica. Vivenciar traz cultural e permite conhecer outras regiões de países”, comenta o Sr. Toshio Ichikawa , da Associação Toyama Kenjin do Brasil.

Membros do governo da Província de Toyama visitam a Secretaria

Educação divulga nomes dos 15 alunos que terão desenhos enviados ao Japão

Conheça os quinze desenhos selecionados que serão expostos no Japão

1ª Mostra Internacional de Cultura e Arte

A partir deste ano, alunos de escolas do Japão também farão um intercâmbio cultural com o Estado de São Paulo. Já está prevista para o mês de novembro a 1ª Mostra Internacional de Cultura e Arte, organizada pela Secretaria e que vai reunir 45 trabalhos de alunos da escola Nomura, entre eles estudantes brasileiros que residem no país, outros 15 nativos, além de 15 trabalhos que serão selecionados entre crianças que integram a Associação Cultural Toyama.

O tema indicado pelo Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAP ao Japão para a primeira edição da mostra é “O Brasil que eu conheci”. Os alunos do país também vão receber materiais sobre a história e cultura do Brasil.