• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/01/2016
Pais e Alunos

Confira a lista da Educação com cinco filmes sobre a história do Holocausto

Ação é uma homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado hoje

A relação do ser humano com o passado pode se dar de diferentes maneiras, a partir das experiências vividas ao longo da vida. Quando as lembranças são boas, geralmente temos o hábito de tentar repeti-las em busca da felicidade e realização plena. No caso de acontecimentos negativos, temos como foco a prevenção e o aprendizado, respondendo com ações e ideais que nos levam a nunca repetir o que de ruim aconteceu no passado, sem se esquecer, é claro, das consequências.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E nesta quarta-feira (27), como forma de homenagear as milhares de pessoas executadas pelo governo nazista de Adolf Hitler durante os anos de conflito armado no mundo, é celebrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2005, como forma de lembrar a libertação de judeus de Auschwitz Birkenau, maior campo de concentração nazista que se tem notícia, justamente no dia 27 de janeiro de 1945, pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial.

E como a Educação acredita que maus exemplos nunca devem ser esquecidos, para que sirvam de lição no futuro, selecionamos para professores e alunos da rede estadual paulista uma lista com cinco filmes sobre a temática, inseridos no Caderno do Aluno. Confira:

1) A Lista de Shindler: com direção do renomado Steven Spielberg, o filme retrata a história verídica de Oskar Shindler, um alemão nazista abastardo que, durante os anos de Holocausto, utilizou a mão de obra judia em uma fábrica na Polônia para…salvar os judeus. Shindler oferecia emprego em suas fábricas de esmaltes e munições na Polônia e República Checa, respectivamente, para salvar os perseguidos pelo regime.

Estima-se que o nazista teria salvo mais de 1200 judeus durante o período de perseguição.

2) Olga: dirigido por Jayme Monjardim, o longa narra a história de Olga Benário, uma judia comunista deportada pelo governo brasileiro para a Alemanha nazista, onde ela é enviada para o campo de concentração de Ravensbrück, local onde é morta na Câmara de Gás.

3) O Pianista: indicado a sete Oscars, O Pianista narra a perseguição nazista aos judeus pela história de um pianista judeu-polonês, que trabalhava em uma rádio de Varsóvia, bombardeada pelos alemães.

4) A Vida é Bela: filme produzido por Roberto Begnini, o longa narra a história de uma família levada para um campo de concentração nazista onde o pai encena para seu filho a participação em uma grande gincana para amenizar o sofrimento da criança. O filme foi vencedor de três prêmios Oscar: melhor filme estrangeiro, melhor ator protagonista e melhor trilha sonora.

5) Arquitetura da Destruição: com direção de Peter Cohen, o documentário narra a visão artística nazista e seus ideais de reconstrução do mundo por uma ordem “renovadora” e eugênica.