• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/08/2012
Avisos de Pautas

Educação promove 1ª edição do Seminário de Proteção Escolar

Encontro tem como objetivo discutir, identificar e estruturar ações que eliminem ou amenizem os problemas socioeducacionais em escolas estaduais Com a expectativa de receber cerca de 1500 pessoas, o Seminário […]

Encontro tem como objetivo discutir, identificar e estruturar ações que eliminem ou amenizem os problemas socioeducacionais em escolas estaduais

Com a expectativa de receber cerca de 1500 pessoas, o Seminário de Proteção Escolar, que acontece de 22 a 24 de agosto, no Complexo do Memorial da América Latina, zona oeste de São Paulo, debaterá problemas socioeducacionais presentes nas escolas públicas.

Promovido pelo departamento de Sistema de Proteção Escolar da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o evento está em sua primeira edição e terá uma abertura oficial com a participação do Secretário Adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho.

“O debate público sobre proteção escolar é muito superficial, apoiado por ideias sem fundamentos e análises. Este congresso foi estruturado para discutirmos, identificarmos os problemas e estruturarmos as ações a serem tomadas”, afirma Felippe Angeli, assessor do gabinete da Secretaria da Educação e coordenador do Sistema de Proteção Escolar.

Durante os dois dias de programação, quinta e sexta-feira, 23 e 24/8, a as discussões começam a partir das 9h e serão divididas em oito mesas debatedoras, que abordarão temas como: “gestão de conflitos no cotidiano da escola”; “os alunos em conflito com a lei”; ”como identificar o bullying”; “discriminação na escola”; “álcool e outras drogas na escola”; “construção das articulações da escola com a rede de proteção de apoio à criança e adolescente”; “a escola para jovens contemporâneos” e “práticas de aproximação com a família e a comunidade”.

Veja a programação completa

Conheça os participantes das mesas de debates

“No início da conferência, o participante precisa escolher qual mesa acompanhará, pois acontecerão duas pela manhã e outras duas à tarde, simultaneamente”, explica Felippe Angeli.

Diariamente, após o encerramentos das mesas de debates haverá conferências com acesso liberado a todos os inscritos. Na quinta-feira, 23/8, o tema é “segurança pública e escola: dimensionamento de riscos e ações”. Na sexta, 24, último dia, o assunto discutido será “proteção integral à criança e ao adolescente: responsabilidade coletiva”.

Segundo Angeli, a ação é destinada aos professores-mediadores, compondo 60% dos participantes. Os outros 40% do público são diretores, vice-diretores, supervisores, dirigentes de ensino e convidados.

Serviço: I Seminário de Proteção Escolar
Data: 22 a 24 de agosto
Horário: Primeiro dia, às 18h. Segundo e terceiros dias: das 9h às 18h
Local: Auditório Simón Bolivar do Complexo do Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda / São Paulo