sexta-feira, 16/03/2012

Educação promove 4º festival de cinema para alunos da rede estadual

O projeto Cinearte é desenvolvido nas escolas estaduais de Itaquaquecetuba e Poá ao longo do ano e inclui capacitação a professores e estudantes Unidades interessadas podem fazer inscrição até o […]

Unidades interessadas podem fazer inscrição até o dia 30 deste mês

As escolas estaduais localizadas nos municípios de Itaquaquecetuba e Poá têm até o dia 30 deste mês para se inscreverem no Cinearte 2012 – 4º Festival de Curtas-Metragens. Promovido anualmente, desde 2009, pela Diretoria Regional de Ensino de Itaquaquecetuba, o evento visa à produção de filmes por alunos de Ensino Médio, que, neste ano, apresentarão seus trabalhos em setembro.

A escola interessada deverá preencher uma ficha de cadastramento, disponível no site da diretoria de ensino (deitaquaquecetuba.edunet.sp.gov.br), e enviar à administração regional para efetuar a inscrição. As unidades terão de optar pelo gênero com o qual pretendem trabalhar. Após escolher entre comédia, terror, drama, documentário, ficção científica, aventura e romance, os alunos das escolas participantes desenvolverão os trabalhos, ao longo do ano, com acompanhamento de professores.

A partir de abril, terão início as orientações técnicas sobre a linguagem audiovisual, que serão ministradas por docentes do curso de Cinema da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), em parceria com a Equipe Pedagógica de Arte da diretoria de ensino.

“O projeto é extremamente importante para que o aluno trabalhe com as várias linguagens do cotidiano. Por meio dele, os estudantes aprendem a analisar, sintetizar, pesquisar, entre outras habilidades que são fundamentais para uma vida em sociedade”, explica Rosania Morales Morroni, dirigente regional de ensino.

Os cinco primeiros colocados de cada gênero serão premiados com troféus. Todos os alunos das escolas cadastradas receberão certificados de participação. Desde a primeira edição do festival foram produzidos 63 filmes. A participação dos alunos tem sido crescente. Em 2009, o evento contou com cerca de 200 estudantes, número que foi duplicado no ano posterior e que chegou a 800 no ano passado.

“Eu sempre quis ser diretor de cinema, é um sonho que eu tenho. O Cinearte foi uma oportunidade de colocar em prática essa experiência incrível”, explica Daniel dos Santos Tenório, aluno do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Vera Lucia Torres Rodrigues Affonso, em Poá. Na edição do ano passado, o estudante compôs um dos grupos vencedores com o filme de terror “Vingança Paranormal”. Neste ano, a escola está entre as cadastradas para o festival.