• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/12/2011
Últimas Notícias

Educação promove conscientização no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Hoje, das 10h às 15h, na Praça da República, em frente à sede da Secretaria da Educação, haverá distribuição de folders e laços vermelhos, além de orientação por meio de […]

Hoje, das 10h às 15h, na Praça da República, em frente à sede da Secretaria da Educação, haverá distribuição de folders e laços vermelhos, além de orientação por meio de monitores do projeto Ape

Nas escolas estaduais, serão promovidas atividades sobre o tema voltadas aos alunos, além de orientação à comunidade durante o fim de semana nas unidades que integram o programa Escola da Família

Hoje, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promove diversas ações de conscientização sobre a importância da prevenção ao vírus HIV. Das 10h às 15h, em frente à sede da Secretaria, haverá distribuição de 5 mil folhetos e broches com laço vermelho, símbolo da campanha, além de orientação promovida por monitores do projeto Ação Preventiva na Escola (Ape).

Em alusão à data, até domingo haverá ainda ações em várias escolas estaduais, em que os alunos terão atividades como debates, exposição de trabalhos e exibição de filmes e documentários sobre o tema. Nas unidades da região de Marília, por exemplo, os alunos assistirão a curtas e longas-metragens sobre o tema. “Orientamos as escolas de nossa região a exibirem obras como ‘Filadélfia’, ‘E a vida continua,’ ‘Três irmãos de sangue’, ‘DST/Aids: o jogo da vida’ e ‘6.000 por dia: o relato de uma catástrofe anunciada’”, comenta Rosemeiri Gonçalves Açafrão, dirigente de ensino de Marília, no interior do Estado. A educadora informa que haverá também uma exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes das escolas estaduais no terminal urbano da cidade.

Já na região da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, uma equipe se reunirá na Praça do Rosário, no centro da cidade, para distribuir panfletos e laços vermelhos. A diretoria e todas as 73 escolas da região estarão enfeitadas com o símbolo da campanha.

No fim de semana, nas unidades que integram o programa Escola da Família, haverá ainda atividades voltadas à comunidade, como palestras, orientação e distribuição de material educativo e de preservativos. As unidades participantes do programa são abertas à comunidade aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

Prevenção Também se Ensina

Assuntos como doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e uso de álcool, tabaco e outras drogas são abordados durante todo o ano nas escolas estaduais por meio do projeto Prevenção Também se Ensina. Implantado pela Secretaria da Educação desde 1996, o projeto conta com o apoio do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é promover a cidadania e a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar. Para isso, são capacitados educadores que atuam nas diretorias regionais de ensino e escolas para assessorar e acompanhar o desenvolvimento de ações preventivas, que também contam com material didático distribuído por meio do projeto.