A Secretaria da Educação do Estado começa a receber a partir desta semana, doações para os moradores e desabrigados da cidade de Itaoca, município do interior paulista afetado pelas fortes chuvas. Os postos de coleta das roupas, mantimentos e produtos de higiene serão as 2,3 mil unidades do Programa Escola da Família, distribuídas em todo Estado.
– Acesse a lista de produtos que podem ser doados
Uma equipe da Secretaria foi para Itaoca para identificar quais são as doações mais emergenciais e organizar a distribuição dos donativos. Uma lista dos produtos mais necessários já foi feita.
“O objetivo é aproveitar a rede das nossas escolas da Família, que já atuam em sintonia com as comunidades escolares, para auxiliar a população de Itaoca. A orientação para todos os interessados em ajudar é procurar os vice-diretores e os educadores das unidades e fazer a doação”, explica o coordenador da Escola da Família, Paulo Mathias.
Trabalho voluntário
Nesta semana também, as unidades que fazem parte do programa Escola da Família começam a cadastrar interessados em fazer parte do trabalho voluntário que realiza atividades gratuitas aos finais de semana para as comunidades escolares. Atualmente são 12,1 mil pessoas que disponibilizam o tempo livre para auxiliar na promoção das oficinas e eventos realizados.
Os “voluntários da Educação” atuam em ações de esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Quem quiser participar deve procurar a escola mais próxima que ofereça o programa, preencher a ficha de cadastro (nome, RG e CPF) e apresentar o projeto que pretende realizar aos finais de semana.
As escolas da família estão em recesso e as atividades abertas ao público voltam a partir do dia 1º de fevereiro. Antes disso, as doações já podem ser feitas em qualquer uma das unidades participantes, entre 7 e 17h.